segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Crise leva toureiros a "cobrar menos" - confessa Rouxinol à Lusa




O cavaleiro Luís Rouxinol (na foto de cima, ontem na praça de Évora) foi, pelo segundo ano consecutivo, o toureiro que mais actuou em Portugal, somando um total de 50 corridas de toiros, revelou hoje à agência Lusa fonte da Associação Nacional de Toureiros (ANDT).
De acordo com a mesma fonte, o número de espectáculos tauromáquicos realizados na temporada deste ano "ultrapassou" as previsões da ANDT, apesar da conjuntura económica que o país atravessa.
Recordando que em 2011 realizaram-se 278 espectáculos taurinos, a ANDT previa, para este ano, cerca de 230, tendo este número sido ultrapassado, registando esta entidade 260 espectáculos realizados e 16 anulados devido ao mau tempo. Luís Rouxinol, que este ano assinalou 25 anos de alternativa, foi, mais uma vez, o toureiro que mais toureou (50 corridas), tendo sido também líder em 2011 com um total de 54 corridas toureadas.
Luís Rouxinol disse hoje à agência Lusa que, este ano, fez uma temporada "muito boa", acrescentado que fica "satisfeito" por liderar a tabela divulgada pela ANDT, o que, na sua opinião, traduz que "as empresas e o público gostam" de o ver tourear.
O cavaleiro tauromáquico lamentou, por outro lado, que a crise financeira que o país atravessa também se tenha feito sentir no seu dia a dia, reconhecemdo que "em algumas corridas" cobrou "menos" em relação a 2011, tal como os seus colegas de profissão.
"Esperamos que, se não for para o ano, daqui a dois ou três as coisas comecem a animar", sublinhou.
A ANDT adiantou ainda à Lusa que, este ano, os empresários passaram por "dificuldades" a nível de adesão de público nas praças, mas sublinhou que "houve excepções", sobretudo a norte do país, com "praças cheias e muitas vezes esgotadas".
Para esta entidade, a temporada fica ainda marcada pelo regresso das corridas de toiros a Viana do Castelo, celebrando, assim, o "fim de uma ditadura cultural".
A temporada tauromáquica em Portugal arranca todos os anos no dia 1 de Fevereiro, com um festival taurino na praça de toiros de Mourão, e termina no dia 1 de Novembro com espectáculos no Cartaxo e no Coliseu de Redondo.

- Lusa/ionline

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com e D.R.