segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O discurso de Rogério Jóia na despedida de Manuel Filipe



Aqui fica o discurso do director de corrida Rogério Jóia (foto ao lado), proferido ontem na praça de toiros de Salvaterra de Magos em homenagem ao toureiro Manuel Filipe, que se despediu das arenas (foto de cima). O público aplaudiu de pé as palavras sentidas que Jóia dedicou a Manuel Filipe. Eis o discurso de que se fala:


Senhor Manuel Filipe,
Nesta data em que o Senhor se despede das arenas como Bandarilheiro Profissional, o Estado Português, através do IGAC, a Direcção de Corrida através da minha pessoa (Rogério Jóia) e do Médico Veterinário, Drº. João Maria Nobre, aqui presente e o Mundo Taurino em geral, quer prestar-lhe Justa Homenagem através destas singelas palavras.
O Senhor para além de ser um grande Toureiro, um Bandarilheiro extraordinário, eficaz e sempre avesso a polémicas e protagonismos, deixa também, enormes saudades como Homem.
Porque como Ser Humano, o Senhor distinguiu-se desde sempre pela sua seriedade, dignidade e pelos princípios de carácter que fizeram com quer nos habituássemos a considerá-lo, como um Homem de grande nobreza.
Neste seu Adeus como Toureiro, dizemos-lhe Muito Obrigado, por tudo aquilo que nos deu e fazemos-lhe um pedido.
Para que não abandone o Mundo do Toiro, porque o Mundo do Toiro, precisa de gente como o Senhor.
Muito Obrigado por tudo aquilo que nos deu, Senhor Manuel Filipe.
Sorte para si!

Fotos Henrique de Carvalho Dias e Emílio de Jesus/Arquivo