segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Salvaterra: emotiva despedida de Manuel Filipe em tarde de triunfo do "seu" toureiro!

Nos "selos taurinos" de Carvalho Dias, o brinde de Duarte Pinto a Manuel Filipe
e a última volta à arena do valoroso toureiro aos ombros dos companheiros


Emotiva despedida do bandarilheiro Manuel Filipe ontem em Salvaterra de Magos. O toureiro, com 31 anos de alternativa, fez questão de que fosse o Maestro Emídio Pinto a cortar-lhe a coleta (foto ao lado) e a sua última corrida ficou superiormente marcada por um grande triunfo do "seu cavaleiro" Duarte Pinto - autor dos melhores ferros da tarde no terceiro toiro da corrida, a reafirmar a sua condição de Figura em mais uma temporada de consagração.
Duarte foi autor de memoráveis actuações ao longo do ano, especialmente aquelas que protagonizou em Junho na Monumental de Santarém e no Campo Pequeno na noite do regresso dos toiros de António Silva. Ontem fechou a sua época com chave de ouro. Triunfador!
Frente a cumpridores, mas alguns complicados, toiros de Pinto Barreiros, Filipe Gonçalves viu-se com agrado no seu primeiro e superou as dificuldades do segundo com técnica e aprumo. Manuel Telles Bastos, o toureiro de classe, esteve ao seu melhor nível no primeiro toiro e não teve depois matéria para brilhar no segundo. Deixou grandes momentos.
O adeus do bandarilheiro Manuel Filipe ficou ainda marcado por um emotivo discurso - que todos aplaudiram - do director de corrida Rogério Jóia, em representação da IGAC, que enalteceu as virtudes do Toureiro e do Homem. A corrida, em data não tradicional, teve pouco público nas bancadas, menos de um quarto de casa.

Fotos Henrique de Carvalho Dias