quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Ginés Cartagena morreu há 17 anos

Ginés Cartagena na sua estreia no Campo Pequeno (1990)
com João Cortesão e João Caetano

Cumprem-se hoje 17 anos sobre a trágica morte de Ginés Cartagena, o revolucionário rejoneador espanhol, natural de Benidorm, que fez furor nos anos 80, nomeadamente aquando da sua apresentação no Campo Pequeno (foto de cima), rodeada de imensa polémica.
Tio do também rejoneador Andy Cartagena, irmão de Paco Cartagena (bandarilheiro de Diego Ventura) e pai do jovem rejoneador do mesmo nome que este ano se estreou nas arenas, Ginés Cartagena foi mortalmente atropelado na estrada Nacional V, em circunstâncias nunca devidamente esclarecidas.
Estreou-se em Las Ventas, Madrid, com apenas 19 anos, na temporada de 1987, lidando toiros da ganadaria portuguesa de Infante da Câmara, numa tarde em que alternou com Curro Bedoya e os irmãos João e António Ribeiro Telles e na qual participou também o Grupo de Forcados Amadores Lusitanos, sob a chefia de Francisco Costa Montezo.
Até à sua morte, a 22 de Novembro de 1992, liderou vários anos o escalafón de rejoneadores. Foi um toureiro que marcou - pela espectacularidade e pela diferença.

Fotos D.R.