terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Cano: "Morte de Manolete foi o momento mais trágico da minha carreira e também o que mais dinheiro me deu!"



Entrevistado pelo programa "La Divisa" da estação radiofónica espanhola "Onda Cero" no dia em que cumpre 100 anos de vida, o célebre fotógrafo Francisco Cano (foto ao lado) lembrou que as fotos da morte de "Manolete", em 1947 na praça de Linares (fotos de cima) constituiram "o momento mais trágico da minha carreira. O que mais dinheiro e mais categoria me deu foi a desgraça do maior toureiro do mundo, Manolete. Foi o mais trágico e o que mais dinheiro me deu".
Cano era, nessa tarde fatídica de 28 de Agosto de 1947, o único repórter fotográfico presente na praça de toiros de Linares para assistir a mais um duelo entre Manuel Rodríguez "Manolete" e Luis Miguel Dominguín. O toiro "Islero" da ganadaria Miura, mataria nessa tarde o afamado toureiro de Córdoba.
Antigo boxeur e também antigo toureiro, Francisco Cano anuncia que festejará hoje o seu centenário junto das filhas e de cerca de 80 amigos. "Cem anos não se cumprem todos os dias", afirma.

Fotos Francisco Cano e D.R.