sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Fotógrafo centenário revela: dívida de Dominguín levou-o à morte de "Manolete"




Francisco Cano, o veterano repórter fotográfico taurino que recentemente cumpriu 100 anos de vida (foto de cima), o único que em 28 de Agosto de 1947 captou as fotos da trágica morte de "Manolete" na arena de Linares, revelou agora numa entrevista ao jornal espanhol "ABC" que a sua presença - que o acabou por celebrizar - nesse dia e naquela praça se ficou a dever a "uma dívida de Luis Miguel Dominguín"...
"Eu era nesse tempo fotógrafo de Luis Miguel. Ele devia-me dinheiro e disse-me: 'Vem a Linares e aí liquidamos tudo". Por isso, pude fazer aquelas fotografias que deram a volta ao mundo. Tinha filas de gente em casa para as comprar. Durante um tempo, resisti, mas acabei por vendê-las. Abusaram um pouco de mim, mas foram as fotos que mais fama e dinheiro me deram... Pobre Manolo! Chorei-o toda a vida... mais que a meu pai!" - revela Cano.
Na foto de baixo, os rivais Manuel Rodríguez "Manolete" e Luis Miguel Dominguín.

Fotos Mikel Ponce/ABC e D.R.