terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Real Tertúlia prestou homenagens durante almoço de Natal

João Salgueiro da Costa, José Simões Berto e João Moura Caetano
homenageados pela Real Tertúlia D. Miguel I no almoço de Natal
realizado sábado na "Solmar", em Lisboa
Os homenageados com os membros do Directório da Real Tertúlia
Um aspecto da sala da emblemática Cervejaria "Solmar"
José Berto homenageado pelos Forcados Amadores de Tomar

João Salgueiro falou sobre Moura Caetano...
... e Paulo Caetano falou sobre Salgueiro da Costa!
João Moura Caetano: triunfador da temporada recebeu mais um galardão
Salgueiro da Costa agradeceu a distinção da Real Tertúlia
e prometeu "muita verdade e emoção" na temporada de 2013

A Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I realizou no passado sábado, em ambiente solene e com casa cheia, no Restaurante "Solmar", em Lisboa, o seu tradicional almoço de Natal, evento que foi presidido por Andrade Guerra (presidente do Directório) e pelo Sócio de Honra, Mestre Luis Miguel da Veiga.
No acto foram prestadas homenagens a dois cavaleiros tauromáquicos que, na óptica da Real Tertúlia, se destacaram como triunfadores da última temporada em Portugal, João Moura Caetano e o praticante João Salgueiro da Costa, e também ao antigo forcado José Simões Berto, ex-cabo dos Amadores de Tomar nos anos de 1982 e 83, também antigo elemento do desaparecido grupo do Colégio Nun'Álvares e ainda ex-empresário taurino de praças como as da Moita e da Barquinha.
Como nota particularmente curiosa, destaque-se o facto de o elogio dos dois cavaleiros homenageados não ter estado, pela primeira vez, a cargo de membros da Real Tertúlia. Andrade Guerra fez questão de convidar os pais dos cavaleiros para falarem dos filhos um do outro. Mesmo apanhados desprevenidos, João Salgueiro retratou em breves palavras o perfil de grande figura do futuro que já caracteriza Moura Caetano; e Paulo Caetano elogiou o toureio de verdade e emoção de Salgueiro da Costa, não esquecendo a escola onde "bebeu" e lembrando a figura de seu bisavô, Dr. Fernando Salgueiro, Mestre do toureio e da equitação.
Sobre José Berto falou Miguel Alvarenga, que frisou tratar-se de "um exemplo do que é e deveria sempre ser o verdadeiro forcado amador, espírito que encarna há muitos anos, agora que, já não pegando, continua a acompanhar e a ser um dos grandes pilares dos Amadores de Tomar, terra de meu Pai".

Fotos M. Alvarenga