segunda-feira, 27 de maio de 2013

Despedida do Maestro Moura: as fotos de Madrid

Mouras: estreia de Miguel na despedida do Pai
Las Ventas: lotação esgotada na despedida do Maestro Moura
Momento simbólico da "alternativa" de Miguel Moura em Madrid
O emotivo brinde de Miguel Moura a seu Pai no toiro da estreia em Las Ventas
37 anos depois de ali se ter estreado com apenas 16 anos de idade,
João Moura disse adeus à Monumental de Madrid sem a glória de outros tempos
"Entre Mouras", Pablo Hermoso cortou uma orelha
e esteve a um passo de abrir a "porta grande"
Miguel Moura (16 anos) estreou-se em Madrid e foi premiado com volta ao ruedo
no seu segundo toiro

Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - A Monumental de Madrid esgotou a sua lotação no sábado para assistir à segunda corrida de rejoneio da Feira de Santo Isidro, uma tarde em que João Moura fazia a sua derradeira apresentação em Las Ventas, despedindo-se da praça e do público que o consagraram, apadrinhando a "alternativa" e a estreia de seu filho Miguel, de 16 anos, exactamente a idade com que o Maestro ali debutou em 1976, ambos alternando com Pablo Hermoso de Mendoza.
Lidaram-se toiros de Los Espartales, a ganadaria de José Luis Iniesta, bem apresentados, mas de jogo desigual. Destacou-se o terceiro, bom e codicioso, aplaudido no arraste.
João Moura protagonizou a tarde que não desejava: mal a matar, foi silenciado no primeiro toiro e assobiado no segundo, após dez "pinchazos", acabando no entanto aplaudido em reconhecimento pelo seu glorioso historial e pela sua eterna ligação à Monumental de las Ventas, palco dos seus maiores triunfos. Abandonou a praça com a tristeza estampada no rosto, por onde cairam lágrimas de decepção na hora de dizer adeus.
Pablo Hermoso de Mendoza foi ovacionado no seu primeiro toiro e cortou uma orelha no segundo, com petição da segunda, ficando a um passo de abrir a "porta grande".
Miguel Moura acusou o peso da responsabilidade de se apresentar na primeira arena do mundo e acabou silenciado no seu primeiro toiro. No segundo teve leve petição de orelha e foi premiado com uma volta ao ruedo.

Fotos Juan Pelegrín/www.las-ventas.com, Ricardo Relvas e Juan Andrés H. Mendoza/www.pablohermoso.net/"Farpas"