quinta-feira, 27 de junho de 2013

Há oito dias no Campo Pequeno: a última pega de José Maria Cortes



José Maria Cortes fez a última grande pega da sua vida na passada quinta-feira, há precisamente oito dias, na arena do Campo Pequeno.
Frente a sérios toiros dos Herdeiros do Dr. António Silva, em noite de aguerrida competição com o grupo rival de Santarém, os Amadores de Montemor estavam a perder nitidamente e foi já no último toiro da noite que José Maria, o cabo, se fez à arena, com a garra e a valentia de sempre, disposto a salvar a honra do convento. E fê-lo. António Santos (Tobrantes) registou esse momento, que em cima reproduzimos com a devida vénia, do blog forcadoamador.blogspot.com.
No momento em que dava a volta à arena (foto ao lado), José Maria Cortes confidenciou ao cavaleiro David Oliveira, que o acompanhava na recolha dos aplausos, que aquela seria a sua derradeira volta à praça no Campo Pequeno, a catedral de muitas das suas grandes pegas e onde conquistara já em anos anteriores o Galardão como melhor forcado do ano.
José Maria referia-se ao facto de em Setembro próximo ter já anunciada a sua despedida das arenas - ia abandonar a vida de forcado e a chefia dos Amadores de Montemor, passando o testemunho a António Vacas de Carvalho, como ele, filho de um antigo cabo do grupo (Paulo Vacas de Carvalho).
Infelizmente, aquela foi mesmo a última pega. Mas não a última pega da carreira de José Maria Cortes. Quis o destino - maldito! - que fosse a última pega da sua vida.

Fotos António Santos/forcadoamador.blogspot.com e Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com