sexta-feira, 28 de junho de 2013

José M. Cortes: cerimónias fúnebres não deverão ser hoje


Não deverão certamente realizar-se hoje, sexta-feira, as cerimónias fúnebres (velório e cremação) de José Maria Cortes, cabo dos Forcados Amadores de Montemor, cobardemente assassinado à facada durante uma rixa na madrugada de domingo em Alcácer do Sal e cuja morte foi oficialmente confirmada ontem, ao meio dia, no Hospital de Santa Maria.
O corpo do malogrado forcado, que era dador de orgãos e por isso ainda permanece no Hospital de Santa Maria, só posteriormente será transportado para o Instituto de Medicina Legal (edifício contíguo ao Hospital de São José) a fim de ser autopsiado e só depois desse exame será finalmente entregue à Família. O que, segundo as informações de que dispomos, pode ocorrer ainda hoje ao final do dia ou mesmo só amanhã, sábado. As cerimónias fúnebres (cremação em Lisboa) só deverão ocorrer ou ainda no fim-de-semana ou mesmo na segunda-feira, tudo dependendo neste momento das burocracias que envolvem não só a doacção de orgãos, como também a autópsia ao corpo de José Maria Cortes.
São vagas e ainda incertas, portanto, as informações quanto ao velório e cremação. Sabe-se apenas que, quando isso acontecer, o corpo estará em câmara ardente na Igreja de São João de Deus, em Lisboa, onde ontem se celebrou missa por sua alma e onde todos poderão, por fim, prestar a derradeira homenagem ao Grande Forcado.

Foto D.R./@Francisco Romeiras/Facebook