quinta-feira, 27 de junho de 2013

José Maria Cortes: missa hoje às 20 horas na Igreja de S. João de Deus



De acordo com uma fonte do Grupo de Forcados Amadores de Montemor, será rezada este noite, pelas 20 horas, na Igreja de São João de Deus, em Lisboa (Praça de Londres), um missa por alma de José Maria Cortes, de 29 anos, cabo do grupo desde 2007, falecido ao meio-dia de hoje no Hospital de Santa Maria, na sequência da cobarde agressão - facada no coração - de que foi vítima na madrugada do último domingo, numa rixa em Alcácer do Sal.
As notícias neste momento são ainda pouco claras, o que entende, dado o momento de consternação e dor vivido por todos os familiares e amigos do saudoso forcado, pelo que não nos foi possível apurar se o corpo de José Maria estará em câmara ardente já hoje na referida igreja ou se será apenas uma missa por sua intenção. Desconhece-se também, para já, quando se realizarão as cerimónias fúnebres, mas é provável que sejam amanhã, sexta-feira, ou sábado, em princípio em Lisboa. Ao longo do dia, disponibilizaremos aqui toda a informação.
Na rede social "Facebook", multiplicam-se entretanto as mensagens de condolências à Família de José Maria Cortes e ao Grupo de Forcados Amadores de Montemor, bem como os comentários de revolta e indignação pela forma como foi assassinado.
Todos os aficionados e amantes da Festa Brava decidiram alterar a sua foto de perfil na rede social por um período de 24 horas, substituindo-a por um quadrado preto em sinal de luto pelo trágico desaparecimento de José Maria Cortes.
João Caldeira, forcado do Grupo de Montemor, recorda assim a figura do seu cabo: "Sempre forte o nº 1. O melhor a jogar pes, futebol, rugby, forte o melhor forcado que eu já conheci (...), acima de tudo eras um grande amigo, o meu melhor amigo, o meu 1º amigo".
Também Manuel Andrade Guerra, jornalista e presidente da Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I, apresenta em seu nome pessoal e em nome desta instituição "as mais profundas condolências à Família do valente e já saudoso Forcado" e escreve: "Dizem que os heróis morrem jovens, foi o que aconteceu com o Zé Maria, que Deus certamente já acolheu".
Significativas são também as palavras deixadas no seu mural por Nuno Alves Caetano, sobrinho do antigo presidente do Conselho de Ministros, Prof. Marcello Caetano: "Morreu um jovem, vítima da violência gratuita que existe neste país, dos grupos de marginais e delinquentes que ficam impunes, mas também vítima dos ímpetos juvenis. Há uns anos atrás, também o meu filho foi esfaqueado por um bando de pretos e ficou vivo por acaso. Que os jovens percebam que num mundo de cobardes (os que usam facas, pistolas e batem dez num), onde não há lealdade nos confrontos, o melhor é ignorar e perceber que é preferível fazer figura de 'parvo' do que perder a vida. Pancadaria nunca resolveu nada. Não conhecia pessoalmente o José Maria Cortes, mas a sua partida, pela sua juventude e da forma trágica e estúpida em que se deu, tocou-me profundamente. Paz à sua Alma".

Fotos Francisco Romeiras e forcadoamador,blogspot.com