quinta-feira, 27 de junho de 2013

Lesões cerebrais terão provocado a morte de José Maria Cortes

Praça de Montemor, na tarde em que assumiu a chefia dos Amadores de Montemor.
Da esquerda para a direita: Francisco Maria Borges (o outro forcado também
esfaqueado na rixa em Alcácer, felizmente a recuperar bem), José Maria Cortes,
o cabo anterior Rodrigo Corrêa de Sá e Francisco Borges (pai)

José Maria Cortes não terá resistido às lesões cerebrais provocadas pelas duas paragens cardíacas sofridas na manhã de domingo no bloco operatório do Hospital de Santiago do Cacém e que anteontem, já em Santa Maria, para onde fora transferido na segunda-feira, provocaram a sua entrada em estado de coma, depois de uma crise convulsiva, quando os médicos tentavam reduzir os sedativos que o mantinham há 48 horas em estado de coma induzido. Aparentemente e apesar das possíveis sequelas que no futuro poderiam vir a surgir, o problema do coração estava sanado - o seu quadro clínico, nas últimas horas, era de carácter neurológico.
José Maria Cortes, cabo do Grupo de Forcados Amadores de Montemor, que em Setembro projectara despedir-se em definitivo das arenas e passar o testemunho, na chefia do grupo, a António Vacas de Carvalho (que a partir de agora a deverá assumir de imediato), sofreu uma facada no coração durante uma rixa na madrugada do passado domingo, ocorrida no recinto da Feira Pimel, em Alcácer do Sal, onde momentos antes decorrera, na praça de toiros local, uma garraiada com a participação de jovens forcados do seu grupo. Houve 10 feridos, entre os quais um soldado da GNR e outro forcado do Grupo de Montemor, Francisco Maria Borges, também vítima de facadas numa perna e na barriga - que se encontra, graças a Deus, a recuperar bem. Cortes foi de imediato socorrido no local e transportado para o Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, onde foi operado ao coração. Já no bloco operatório, sofreu duas paragens cardíacas que foram de imediato socorridas. A intervenção correu bem e o forcado estava a reagir favoravelmente. Estava em estado de coma induzido (provocado por sedativos) e foi transferido na tarde de segunda-feira para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
Durante o dia de terça-feira, anteontem, os médicos tentaram reduzir os sedativos, a fim de poder fazer uma avaliação do seu estado e apurar precisamente se tinha ou não sofrido lesões cerebrais resultantes das paragens cardíacas. José Maria Cortes entrou em crise convulsiva e posteriormente em estado de coma (não provocado), assim se mantendo durante o dia de ontem e a noite de hoje. Acabou por falecer, não resistindo às lesões que terá sofrido a nível cerebral.
Desconhece-se ainda a hora e local das cerimónias fúnebres - que mal sejam conhecidas, aqui anunciaremos.
Na segunda-feira, a Polícia Judiciária prendeu o presumível autor das facadas, um indivíduo reincidente e já alvo de outro processo-crime por agressão e ofensas corporais.
José Maria Cortes tinha 29 anos, cumpria o seu 30º aniversário em 23 de Novembro próximo. Era casado, desde Setembro de 2011, com Rita Gomes Pereira e residia em Lisboa. Filho do também antigo cabo dos Amadores de Montemor, João Eduardo Cortes, José Maria tinha dois irmãos mais velhos, Duarte (também antigo forcado, mas dos Amadores de Santarém) e Joana.
Nesta hora de dor, apresentamos as mais sentidas condolências a seus Pais, muito particularmente a João Cortes, seus irmãos e sua Mulher. bem como a toda a Ilustre Família enlutada, ao Grupo de Forcados Amadores de Montemor-o-Novo e à Associação Nacional de Grupos de Forcados.

Foto D.R.