sexta-feira, 28 de junho de 2013

Mais de 46 mil visitaram ontem o "Farpas Blogue"!



Miguel Alvarenga - Criado em Março de 2009, o "Farpas Blogue" ultrapassou pela primeira vez a barreira das 10 mil visitas, atingindo as 16.854, no dia 29 de Abril de 2012, quando o cavalo "Xelim" de Rui Fernandes morreu vítima de cornada em Sevilha.
Em 2 de Setembro do ano passado, rebentámos pela primeira vez a escala e tivemos 20.984 visitas - infelizmente e também devido a um motivo trágico, a gravíssima colhida no Campo Pequeno do forcado Nuno Carvalho "Mata".
A brutal e cobarde agressão à facada a José Maria Cortes, falecido ontem em Lisboa, fez-nos de novo subir em flecha: na passada segunda-feira, registámos 27.698 visitas, até então o maior número de afluências desde que aqui chegámos - dispostos a marcar a diferença.
Ontem, depois da triste notícia da morte de José Maria Cortes, a aficion "caíu em peso" no "Farpas Blogue" e ao longo do dia as visitas não pararam de crescer. Chegámos ao topo com 46.503 visitas, um recorde absoluto em termos de Imprensa Taurina na internet a nível mundial.
Como nos dizia ontem à porta da Igreja de São João de Deus, em Lisboa (onde às 20 horas foi rezada missa por alma do cabo dos Forcados de Montemor) Mestre Luis Miguel da Veiga, histórico cavaleiro tauromáquico de Montemor-o-Novo e também ele Pai de um forcado do grupo até ontem chefiado por José Maria Cortes - Simão da Veiga -, vítima de gravíssima colhida há poucos anos, "hoje, para sabermos as notícias e prestarmos a nossa homenagem ao Zé Maria, fomos todos ao blog do Alvarenga!".
O "Farpas" é o Nº 1! - mas isso não é novidade para ninguém, nem nos enche de vaidade. Enche-nos antes de orgulho. Informar é o nosso dever - por mais triste e mais dura que seja a informação. Como foi ontem.
Mas ontem, o Nº 1 chamou-se José Maria Cortes. Chamou-se tristeza, luto, dor. Chamou-se forcadagem unida, sem grupo nem rivalidades. O que muitos, por mais que tentassem, não conseguiram ainda fazer, conseguiu-o o Zé Maria de forma indesmentível: ele uniu à sua volta, à volta da sua memória, toda a grande Família Taurina.
À sua memória temos que dedicar o recorde atingido ontem pelo "Farpas"! Lamentamos fazê-lo. Entristece-nos fazê-lo. Mas este recorde simboliza, acima de tudo, o carinho, a admiração, o respeito e o amor que todos por ele sentiam. E que ele tão bem soube honrar e merecer em vida ao longo dos 29 anos da sua tão curta, mas tão intensa, existência.
Que em paz descanse.