sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Dinastia Cortes "de fora" na reabertura da praça de Estremoz



Para variar: polémica. Desta vez em Estremoz, onde esta semana foi anunciado o elenco da corrida de reabertura da praça no próximo dia 30 de Agosto, com sete cavaleiros e a notada ausência de Francisco Cortes (foto da direita), toureiro da terra e filho do Maestro José Maldonado Cortes (foto da esquerda), um toureiro que levou o nome de Estremoz aos quatro cantos do mundo e que no ano passado assinalou os seus 50 anos de alternativa.
"Lamento que isto tenha sucedido. Como a praça na temporada passada estava encerrada, tinha a promessa do presidente da Câmara (a autarquia é a proprietária da praça de toiros) de que comemoraria ali este ano o 50º aniversário da minha alternativa. Não só não se confirmou isso, como também o meu filho está fora do cartel da reinauguração da praça...", lamentou hoje José Cortes ao "Farpas".
A praça foi adjudicada pela autarquia à empresa "Campo e Praça" e o cartaz da reabertura está formado por sete cavaleiros: António R. Telles, João Salgueiro, Rui Fernandes, Vitor Ribeiro, João Telles Jr., Moura Caetano e o jovem cavaleiro local João M. Branco.
Em comunicado, a Tertúlia Tauromáquica de Estremoz, que anteriormente criara grande polémica pelo facto de a praça ter sido adjudicada à referida empresa de Barata Gomes e Caçoete, veio agora congratular-se e até dar os parabens à "Campo e Praça" pelo cartel apresentado, lamentando, contudo, a ausência da Dinastia Cortes, cavaleiros emblemáticos daquela cidade alentejana.

Fotos Emílio de Jesus e D.R./www.toureio.com