quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Diogo Marcelino contesta euforia da Prótoiro

Diogo Marcelino no Campo Pequeno com Pablo Hermoso de Mendoza

Diogo Marcelino, o mais destacado - e mais brilhante - jornalista tauromáquico da nova vaga, responsável pelo magazine "Faenas TV" da internet, contestou no texto que a seguir publicamos na íntegra, com a devida vénia, na sua página da rede social "Facebook", a euforia com que a Federação Prótoiro publicitou na mesma rede o "cartaz" (ao lado) congratulando-se com o facto de um milhão de espectadores terem visto as duas corridas até aqui transmitidas pela RTP. Afinal e segundo a acutilante análise (baseada em dados estatísticos televisivos) de Marcelino, a montanha parece que pariu um rato...


Atenção caríssimos aficionados, um milhão de espectadores em duas corridas transmitidas pela televisão, é nada em audiências. Só para ficarem com uma pequena ideia, cada programa transmitido ontem (domingo, 25 de Agosto de 2013) em horário nobre (das 20 horas às 23 horas) nos canais privados SIC e TVI cada emissão teve mais de um milhão de espectadores.
O "Cante Se Puder", o concurso da SIC apresentado por César Mourão e Andreia Rodrigues foi o programa mais visto de domingo com 1,328 milhões de espectadores. Em segundo lugar ficou o "Dança Com as Estrelas", formato da TVI conduzido por Cristina Ferreira,  tendo sido visto por 1,310 milhões de telespectadores.
Numa altura em que os canais privados portugueses não transmitem corridas de toiros, e num ano em que a RTP2 deixou de transmitir o único magazine televisivo dedicado à tauromaquia (o "Arte & Emoção", de José Cáceres) que este ano ia comemorar uma década de existência, alguma coisa se passa...
A Tauromaquia tal como todos os espectáculos, precisa de estar presente no pequeno ecrã, são milhares de aficionados que se fazem através das transmissões televisivas. Agora, temos de começar a pensar quais são os motivos que levam os canais de televisão a não quererem transmitir corridas de toiros e magazines taurinos.
Uma coisa é certa, os anti-touradas não são motivo válido. Será a falta de audiências? Será a dificuldade em arranjar publicidade para esta temática? Caríssimos amigos, vale a pena pensar nisto.
Aficion sempre, mas nunca se esqueçam de ver a realidade tal como ela é, e não como queriam que ela fosse.

Diogo Marcelino

Foto D.R./@Faenas TV