sábado, 3 de agosto de 2013

"Dramático" o estado de José Luis Gonçalves



Última Hora - É "dramático", segundo fonte hospitalar, o estado do toureiro José Luis Gonçalves. O exame - TAC - realizado ontem confirmou a existência de "graves lesões cerebrais" na sequência da queda que sofreu cerca das 16 horas de domingo passado, das escadas do cenário do novo programa da TVI "Dança com as Estrelas" (foto de cima), durante os ensaios.
Segundo o semanário "Sol", o local encontrava-se "praticamente às escuras" e as escadas não tinham ainda o corrimão de protecção que só mais tarde viria a ser colocado para a emissão do programa.
Uma testemunha que assistiu ao acidente referiu ao "Sol" que José Luis Gonçalves "caíu como um saco e formou-se logo um charco de sangue".
Um amigo do toureiro disse também hoje ao "Correio da Manhã" que "neste momento não se sabe ainda ao certo a extensão das lesões e todos esperamos um milagre", acrescentando que o famoso matador, actual professor da Academia de Toureio do Campo Pequeno, "ainda corre perigo de morte cerebral".
Ao longo da última semana, José Luis Gonçalves foi duas vezes operado à cabeça, a última das quais na noite de terça-feira, para lhe retirarem parte do osso do crânio. O Hospital de Santa Maria não emitiu ontem qualquer "boletim clínico" depois da TAC feita ao toureiro. O silêncio é interpretado como "um mau presságio".
"Se se registassem melhoras, havia todo o interesse em divulgá-las", refere ao "Farpas" um amigo do antigo toureiro, "o que não foi feito".
Como ontem referimos, a escassez de notícias oficiais pode dever-se às múltiplas pressões que têm sido feitas junto do Hospital de Santa Maria, não apenas por se tratar de uma figura pública, mas sobretudo por o acidente envolver eventuais "responsabilidades" por parte da produtora Endemol e também da própria TVI. Várias publicações adiantam mesmo que o novo concurso da TVI pode ser suspenso, "em sinal de luto", caso José Luis Gonçalves venha a não resistir aos graves ferimentos sofridos.
O estado do toureio é "crítico" e "dramático". "Mesmo que sobreviva, pode não voltar a ser quem era, fruto das lesões sofridas no cérebro e das sequelas que as mesmas provocarão", afirma um conhecido neurologista.

Fotos D.R.