sábado, 10 de agosto de 2013

Endemol arrisca multas: ACT investiga acidente de José Luis Gonçalves





A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) está a investigar as condições de segurança do estúdio da produtora Endemol onde o antigo toureiro José Luís Gonçalves (foto ao lado), um dos concorrentes do programa da TVI "Dança com as Estrelas", sofreu um violento acidente, no passado dia 28 de Julho, que o deixou em risco de vida - adianta hoje o jornal semanário "Sol" na sua edição online.
A ACT confirmou ao "Sol" que já foi aberto um "processo de averiguação" para fiscalizar as "condições de segurança" daquele cenário, onde continuam a decorrer os ensaios e as galas do programa - que estreou horas depois de o ex-toureiro, de 43 anos, ter caído de umas escadas com quase três metros metros de altura. Os inspectores do centro de Torres Vedras - que vão examinar o contrato que o concorrente assinou com a Endemol - querem perceber se foi afastado o risco para os restantes concorrentes e funcionários que circulam naquele espaço.
Contactadas pelo "Sol", nem a TVI nem a Endemol esclareceram se, desde o acidente, foram feitas alterações no estúdio. Fonte da estação de Queluz adiantou apenas que o programa vai manter-se no ar, independentemente da evolução do estado clínico do concorrente - que só esta semana começou a sair do coma induzido e a reagir a "estímulos simples" no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde está internado.
"A realização de um programa de televisão é uma actividade económica regulada", sublinha fonte oficial da ACT, explicando que, por isso mesmo, este organismo - que fiscaliza condições de trabalho de empresas públicas e privadas - pode averiguar os "riscos profissionais de trabalhadores expostos (cenas perigosas, posturas incorrectas e movimentação manual de cargas)" - o que inclui "instalações e equipamentos de trabalho".

Endemol arrisca multas

Os inspectores também irão avaliar se, durante a montagem do cenário, a Endemol fez uma "avaliação de riscos" - procedimento obrigatório por lei e que consiste em identificar factores que podem conduzir a acidentes.
Em caso de incumprimento, a produtora incorre numa contra-ordenação muito grave e pode ser condenada a pagar uma multa que dependerá do seu volume de negócios, mas pode atingir mais de 61 mil euros.
Além disso, explicou ao "Sol" Paula Caldeira Dutschmann, especialista em direito laboral, a ACT pode mesmo determinar a suspensão do programa "caso os inspectores concluam que o acidente em causa, mesmo que não seja de natureza laboral, é revelador de situações particularmente graves de insegurança".
Mas esta não é a única consequência para a Endemol. A produtora também estava obrigada a comunicar à ACT o acidente que causou lesões graves ao concorrente - e devia tê-lo feito nas 24 horas a seguir à queda. A Endemol, porém, não esclareceu se essa participação chegou a ser feita. Uma omissão pode valer mais uma multa, por contra-ordenação grave.
A verdade é que os inspectores da ACT têm autonomia para instaurar um inquérito - que irá correr termos no Ministério Público, num tribunal judicial ou de trabalho - para apurar as circunstâncias de acidentes mortais ou graves, como o de José Luís Gonçalves. "A nossa acção resulta não apenas de reclamações, mas também da nossa própria iniciativa", lembra fonte do organismo.
Recorde-se que o ex-toureiro, sujeito a pelo menos duas intervenções cirúrgicas, caiu de umas escadas com quase três metros de altura e sem protecção lateral. Por causa disso, sofreu um traumatismo cranio-encefálico e fractura de costelas.

- in "Sol", edição online

Fotos D.R.