segunda-feira, 26 de agosto de 2013

"Escândalo de Cebolada" em Portalegre




A tradicional corrida da Feira das Cebolas em Portalegre (agendada para 14 de Setembro... mas não se sabe ainda onde...) envolta em escandaleira e a gerar imensa polémica na cidade alentejana.
Segundo o blog "diário taurino", de Hugo Teixeira (crítico taurino local e responsável também pelo programa de toiros da Rádio Portalegre, o mais ouvido em Portugal - esta noite entre as 22 e as 23 horas), existe neste momento um diferendo entre a empresa "Toiros +" de Henrique Gil (foto da direita), que adjudicara a praça, e a Família Costa Pinto, proprietária da mesma.
O diferendo, segundo a mesma fonte, resulta de "questões logísticas" advindas de uma pesada multa surgida pela falta da marca de exploração da empresa na última corrida ali realizada, faltando acertar se a apresentação da mesma nos serviços estatais de veterinária é da responsabilidade do empresário ou do proprietário da praça de toiros. Neste momento, falta saber quem paga a multa. Se o empresário Gil, se os proprietários da praça "José Elias Martins".
Henrique Gil anuncia, entretanto, a corrida da Feira das Cebolas para 14 de Setembro - mas a mesma pode não se realizar na praça fixa, correndo já em Portalegre rumores de que será numa desmontável - o que está a gerar enorme controvérsia, já que a praça esteve um ano fechada (por desistência da anterior empresa concessionária, a "Gestoiro") e reabriu este ano "pela mão" de Henrique Gil. "A aficion de Portalegre está cansada de tanta polémica em torno da sua praça", diz-se. "E não vai admitir uma corrida numa praça portátil", acrescenta-se.
As cenas dos próximos capítulos prometem mais controvérsia. Gil anuncia um curro de toiros de Canas Vigouroux e diz-se que está mesmo disposto a ir com a corrida para a frente, "mesmo que a faça numa praça portátil". Entretanto, o cavaleiro Filipe Gonçalves anunciou já na sua página da rede social "Facebook" que está contratado para tourear no dia 14 de Setembro em Portalegre. Resta saber onde...
Este será certamente um dos temas em destaque na emissão desta noite do programa "3 Tércios" da Rádio Portalegre - e também da análise de Miguel Alvarenga. A não perder, entre as 22 e as 23 horas nas frequências 100.5 e 104.5 FM ou aqui na internet em www.radioportalegre.pt.

Fotos D.R., Hugo Teixeira e Emílio de Jesus/Arquivo