terça-feira, 6 de agosto de 2013

Esperança! José L. Gonçalves está "livre de perigo"

Finalmente, a esperança! Orgãos vitais estabilizados. O toureiro voltou à vida!
Um expressivo e templado "trincherazo": uma foto de Miguel Alvarenga na corrida
de há uns anos em que enfrentou seis toiros na arena de Setúbal. Uma das fotos
preferidas de José Luis, como ele próprio várias vezes expressou na sua página
da rede social "Facebook"
O comunicado da esperança, emitido ontem pelo Hospital de Santa Maria:
José Luis Gonçalves está finalmente livre de perigo e de volta à vida!

O Hospital de Santa Maria emitiu ontem, como se esperava, um curto comunicado sobre o estado clínico do toureiro José Luis Gonçalves, assinado pelo adjunto da Direcção Clínica, Dr. Lucindo Ormonde, que é o primeiro grande sinal de esperança desde o gravíssimo acidente sofrido pelo antigo matador de toiros durante os ensaios do programa "Dança com as Estrelas", da TVI. Como é do conhecimento público, o diestro caíu desamparado de umas escadas do cenário, onde ainda não tinha sido colocado o corrimão de segurança, nos estúdios da Endemol na Venda do Pinheiro, onde é emitido o novo programa apresentado por Cristina Ferreira. A queda provocou-lhe um grave traumatismo crânio-encefálico, para lá de fracturas de costelas e de uma clavícula. O toureiro esteve toda a semana em estado de coma induzido e foi duas vezes operado à cabeça, a segunda das quais há oito dias, para lhe retiraram parte do osso do crânio e assim aliviar a pressão intercraniana, devido ao inchaço.
Ontem mesmo, os médicos começaram a reduzir a medicação, isto é, a sedação e confirmou-se que a sua "situação hemodinâmica" se encontra "estabilizada", isto é, o doente encontra-se "fisicamente bem" e "o funcionamento dos orgãos vitais está estabilizado". Os orgãos vitais são "aqueles que dão vida", nomeadamente o coração, os rins, os pulmões, etc. Por outras palavras e apesar de, como frisa o comunicado, o prognóstico clínico ser "ainda reservado", José Luis Gonçalves já se encontra "livre de perigo" e já não está, graças a Deus, "em risco de vida".
Durante o dia de hoje e depois de ter saído do estado de coma em que fora induzido, o antigo toureiro vai ser alvo de novos exames neurológicos, para se avaliar que lesões terá sofrido a nível motor e sensitivo. Um conceituado médico neurologista, que tem acompanhado a situação aqui no "Farpas", apesar de não conhecer a fundo o estado clínico do matador de toiros, explica o que está neste momento a acontecer:
"Aos poucos, tem sido reduzida a sedação (medicação) ao doente, o que significa que já não se encontra em estado de coma, em que fora induzido. O facto de os orgãos vitais estarem a responder e, portanto, com o funcionamento estabilizado, quer dizer que fisicamente o doente se encontra bem e a recuperar. Por outras palavras, ao acordar do coma que lhe foi provocado, está a reagir e todos os orgãos vitais estão estabilizados. Isso significa que já não corre risco de vida. Neste momento, a preocupação maior é avaliar o seu estado neurológico e apurar que tipo de lesões terá sofrido, ou não, a nível motor e sensitivo. Podem existir graves lesões cerebrais que o impeçam, por exemplo, de andar, de falar, até de ver. Mas mesmo essas lesões podem ser recuperáveis com o tempo. Trata-se de um processo moroso e delicado. O doente pode ficar a cem por cento normal, mas também pode ficar com sequelas que o condicionem no seu futuro. Neste momento é tudo uma questão de tempo e sobretudo um questão de esperança".
Aguardemos pelos próximos comunicados oficiais do Hospital de Santa Maria. Por agora, o momento é de esperança - finalmente! José Luis Gonçalves venceu a primeira grande batalha. Está livre de perigo e de volta à vida.
Força, Maestro!

Fotos D.R. e M. Alvarenga