sábado, 17 de agosto de 2013

Forcados de V. Franca pegaram ontem na Arruda no 11º aniversário da morte de "Pitó"


O valoroso Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira triunfou ontem na corrida nocturna realizada na praça de Arruda dos Vinhos (foto de baixo) numa jornada particularmente emotiva já que se assinalava o 11º aniversário da morte naquela mesma arena do seu saudoso forcado Ricardo Jorge Soares Silva "Pitó" (foto de cima).
"Pitó" tinha 25 anos e estreara-se nos Amadores de Vila Franca em Abril de 1994 numa corrida efectuada nas Termas de Monfortinho. Pegou o seu primeiro toiro, da ganadaria Pontes Dias, em 23 de Junho de 2000 numa corrida em Alhandra e ao longo da sua permanência no Grupo de Vila Franca pegou um total de 20 toiros, dos quais 18 à primeira tentativa, um à segunda e outro à terceira.
O 20º e último toiro da sua vida, que pertencia à ganadaria do Engº Jorge de Carvalho, pegou-o na fatídica noite de 16 de Agosto de 2002 na arena da Arruda dos Vinhos, embatendo com violência na trincheira e acabando por falecer já de madrugada no Hospital de V. Franca. A última pega fora brindada do também saudoso empresário Manuel Gonçalves.
Na corrida nocturna de ontem, onde se comemorou a inauguração do oratório da praça da Arruda, houve boas actuações de Sónia Matias, Ana Batista e Marcelo Mendes frente a toiros duros de Ortigão Costa. Pegaram também, com sucesso, os Amadores de Santarém.

Fotos Ana Serra/Arquivo e Fernando Clemente/cortesia www.parartemplarmandar.com