segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Gente raiana, aficion ao rubro! Grande corrida ontem na Aldeia da Ponte

António Morgado (à direita, na foto, com Marcos Bastinhas, de que é apoderado,
e o bandarilheiro Ricardo Raimundo), o grande impulsionador da Festa de Toiros
na zona raiana, um homem de bem!


Fernando Romão - A Associação de Amigos de Aldeia da Ponte levou a cabo a sua habitual corrida de toiros anual, ontem, dia 11, na alindada praça de toiros daquela aldeia da raia.
Espectáculo extraordinário em que se lidou um curro de toiros, de herdeiros de Varela Crujo, com excelente apresentação, com peso a variar entre os 500 e 520 quilos  e com muito trapio.
O cartel composto por João Moura Caetano, Marcos Bastinhas, grupo de forcados Amadores de Cascais e o matador de toiros espanhol Damian Castaño, foi um cartel de triunfadores.
No primeiro, João Moura Caetano triunfou com o seu toureio pausado e de classe. No segundo, apesar de não ter atingido a espectacularidade que alcançara no seu primeiro, até porque o toiro de Varela Crujo era mais dificil, fechando-se muito em tábuas, tirou do toiro o que ele não tinha para dar...
Marcos Bastinhas teve uma actuação brilhante no seu primeiro, com um toureio variado e sempre dando a primazia ao oponente. No segundo, o toiro mais dificil da corrida, não alcançou o êxito que obteve no primeiro, porque era de todo impossível.
O matador Damian Castaño teve no seu lote os melhores toiros da corrida. Nomeadamente o seu primeiro, terceiro da corrida, foi um toiro de sonho que só via a muleta e que permitiu ao diestro espanhol um triunfo de arromba e que certamente poderá ter levado o ganadeiro a fazê-lo regressar ao campo. No seu segundo de lote, voltou a ter extraordinário triunfo, o que o levou a ser sacado em ombros no final da corrida.
Os Forcados Amadores de Cascais, capitaneados por Joel Zambujeira, tiveram uma tarde de glória, pegando sózinhos esta corrida e fazendo três pegas à primeira e a última à segunda. Todas elas pegas de grande emoção e excelente técnica, com especial relevância para a primeira levada a cabo pelo cara Dário Silva, que brindou ao director de corrida Dr. Rogério Jóia, também ele, um raiano de Idanha-a-Nova. É bonito este clima de camaradagem e amizade entre os directores de corrida, com a sua vertente de exigência natural e os intervenientes na Festa. Bonito gesto deste forcado e do seu cabo.
Quanto aos toiros de Varela Crujo, dois toiros excelentes, três toiros muito bons e um toiro que foi a menos.
Dirigiu, como referimos, Rogério Jóia, assesssorado pelo Dr. José Guerra.
Uma palavra última para alguém que na Festa é um homem de grande caracter e saber: António Morgado, que esteve por trás da organização de toda esta excelente corrida de toiros, assessorado pelo seu amigo Mateus e que sendo um homem discreto, é, como todos os grandes homens, um homem de bem.
No final, a Associação de Amigos de Aldeia da Ponte teve ainda oportunidade de convidar todos os participantes para um repasto no Lar de Idosos que é sua propriedade e que é expressão do dinamismo e voluntariado destas gentes, em prol da sua terra.

Foto Emílio de Jesus/Arquivo