segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Grande tarde ontem na Malveira: triunfo da ganadaria Oliveiras e de todos os cavaleiros e forcados

O ferro da tarde, de grande emoção, cravado por Marcelo Mendes
(no cavalo "Único") ao quinto e bravo toiro de Oliveiras Irmãos; na foto de baixo,
o valente forcado Daniel Batalha com o nosso companheiro João Cortesão



Miguel Alvarenga - Integrada na FexpoMalveira, realizou-se ontem em praça portátil, com cerca de meia entrada, a tradicional corrida de Agosto organizada por José Luis Gomes na Malveira. O espectáculo valeu sobretudo pelos belíssimos toiros da ganadaria Oliveiras Irmãos, agora propriedade de João Folque (o também proprietário da centenária ganadaria Palha), com destaque especial para o lidado em quinto lugar, que confirmou o velho ditado de que "não há quinto mau". Muito justamente, o maioral Joaquim Carlos foi por duas vezes chamado a dar a volta à arena (no terceiro e no quinto), o que só por si diz bem do bom jogo dado pelos toiros, todos eles muito bem apresentados e dignos de qualquer praça de primeira. O êxito começou por aqui...
... mas há que realçar também as ganas com que os três cavaleiros da região se apresentaram ontem em praça, todos eles com vontade de triunfar e de levar a melhor. No contexto das seis actuações, não houve propriamente um triunfador: houve três. Brito Paes, Marcelo Mendes e o praticante David Gomes estiveram em bom plano, todos deram aplaudidas voltas à arena e no final demoraram-se à porta a distribuir autógrafos pelo público.
No campo da forcadagem, perante toiros que, sem fazer mal, se arrancaram com alegria e com a velocidade de "comboios", houve coesão e excelente prestação dos dois grupos - Amadores de Lisboa e da Tertúlia Tauromáquica Terceirense - com valentes e rijas pegas ao primeiro intento, de que se destaca a de Daniel Batalha, do grupo lisboeta (ver sequência publicada esta manhã), pelo aparatato e pela ousadia do forcado ao citar sózinho na arena, sem elementos na rectaguarda.
Feitas as contas, António Maria Brito Paes teve duas actuações de bom nível, pena que as mesmas não tenham sido numa praça "mais mediática", mesmo assim reafirmou o bom momento a que está a voltar.
Marcelo Mendes, com uma lide regular no seu primeiro, o pior do lote, brilhou depois a toda a prova no quinto toiro, sobretudo com o fantástico cavalo "Único". Foi autor do maior ferro da tarde, quanto citou de praça a praça e aguentou até ao fim, quarteando-se depois num curtíssimo palmo de terreno e cravando um ferro que parou a respiração a quem assistiu. Brilhou também num par de bandarilhas.
David Gomes, que dois dias antes tivera um êxito sonante em Espanha e vinha moralizado com o triunfo da véspera na Nazaré, esteve na sua terra em excelente plano, principalmente no seu segundo toiro, depois de no primeiro ter andado algo irregular na cravagem dos ferros. No último da tarde, David protagonizou uma actuação diversificada, fez alarde das suas boas montadas e da sua excelente equitação e conseguiu ferros de muito bom nível, cravando também um aplaudido par de bandarilhas.
Pelos Amadores de Lisboa, foram caras Pedro Miranda (à primeira), Pedro Nunes (à segunda, se bem que na primeira tentativa, em que o toiro lhe passou ao lado, não chegou a haver reunião) e Daniel Batalha (na pega da tarde). Pelo grupo açoreano da Tertúlia Terceirense, recém-chegado de um triunfo em Bayonne (França), pegaram à primeira Tomás Ortins, Álvaro Dentinho e José Vicente. Em ambas as formações, houve brilhante actuação e pronta coesão de todos os elementos.
À corrida - bem dirigida por Tiago Tavares - assistiu numa barreira o ex-secretário de Estado da Cultura e grande aficionado Dr. Elísio Summavielle, candidato à Câmara de Mafra nas próximas eleições autárquicas. Foi brindado pelo cavaleiro David Gomes e pelos Forcados Amadores de Lisboa.

Não perca, já a seguir, todos os Momentos de Glória da corrida de ontem na Malveira.

Fotos Fernando Clemente/cortesia www.parartemplarmandar.com