sábado, 17 de agosto de 2013

Hospital suspende comunicados: José L. Gonçalves recupera "milagrosamente"


José Luis Gonçalves - na foto, com Maurício Vale e Rui Bento - está a ter uma recuperação "milagrosa", como ontem noticiámos, três semanas depois do grave acidente que sofreu durante os ensaios do programa "Dança com as Estrelas" da TVI, em que ia participar. Depois dos momentos críticos vividos ao longo das duas primeiras semanas e após duas intervenções cirúrgicas à cabeça, o antigo matador de toiros "já come sózinho, tem força, mexe as mãos e os pés" e segundo a irmã Carla, hoje em declarações ao "Correio da Manhã", "está consciente, mas não se lembra do que aconteceu e para já nem lhe vamos falar nisso".
O Hospital de Santa Maria decidiu entretanto suspender os comunicados diários em que vinha informando da evolução do doente, apenas os retomando caso haja "um agravamento do seu estado de saúde", o que neste momento e graças a Deus, "não é previsível".
De facto e segundo a irmã, José Luis está a "recuperar milagrosamente": "Já reconhece toda a família, sabe que é toureiro e que tem um filho (Miguel, de 17 anos)".
"Tivemos conversas mais íntimas, coisas de irmãos, e ele lembra-se de tudo. Do que aconteceu naquele dia é que não", informa Carla Gonçalves.
José Luis Gonçalves iniciou-se nas arenas há cerca de 30 anos, vencendo "ex-aequo" com Rui Bento um concurso organizado por Maurício Vale no Campo Pequeno onde se procuravam novos toureiros.
Rui Bento, actual gerente da empresa da praça de toiros do Campo Pequeno, tem estado em permanente contacto com a família e tem-se deslocado por diversas vezes a Santa Maria, mas confessou ontem ao "Farpas" que "ainda não viu o amigo". "É uma questão minha, prefiro visitar e ver o José Luis quando estiver melhor, não quero impressioná-lo nem impressionar-me a mim", disse, acrescentando "estar muito feliz com a milagrosa recuperação que se tem verificado".
A avaliar pelas extraordinárias reacções que tem manifestado, é agora muito mais provável que José Luis Gonçalves venha a ter uma favorável recuperação. Os médicos não arriscam ainda prognosticar o futuro, mas os dados verificados até ao momento podem indiciar que são menos graves do que se imaginava as lesões cerebrais que terá sofrido.

Foto M. Alvarenga/Arquivo