segunda-feira, 5 de agosto de 2013

José L. Gonçalves: hospital deverá emitir hoje um "boletim clínico"


Aguarda-se ao longo do dia de hoje a emissão de um "boletim clínico" do Hospital de Santa Maria sobre o estado de saúde do antigo matador de toiros José Luis Gonçalves (à esquerda, na foto de baixo, com Américo Manadas, seu antigo bandarilheiro e seu companheiro na Academia de Toureio do Campo Pequeno), ainda a lutar entre a vida e a morte depois da queda brutal que sofreu há uma semana nos estúdios da Endemol na Venda do Pinheiro, aquando dos ensaios para o programa "Dança com as Estrelas", da TVI.
O toureiro fez um exame decisivo na última sexta-feira, uma TAC, que confirmou a existência de graves lesões cerebrais, embora a extensão das mesmas não seja ainda conhecida - a sê-lo, permitirá  avaliar de uma vez por todas o verdadeiro quadro neurológico e apurar qual a situação futura de José Luis Gonçalves, que ainda se encontra em coma induzido e ligado à máquina. Notícias divulgadas pela imprensa no fim-de-semana dão conta de que o matador de toiros terá tido uma "pequena reacção física" (provavelmente um movimento) depois de os médicos lhe terem reduzido a medicação, mas isso, segundo o "Farpas" já ontem esclareceu, pelas palavras de um conceituado médico neurologista, "é uma situação normal e que pode não significar a existência de melhoras no estado do doente".
A imprensa tem divulgado muita informação duvidosa sobre o estado de saúde de José Luis Gonçalves - aguardemos agora pela verdade, que só pode ser conhecida através do "boletim clínico" que hoje deverá ser emitido pelo Hospital de Santa Maria.
"Só quando sair do estado de coma induzido será possível avaliar com exactidão a extensão das lesões cerebrais que sofreu e, depois disso, fazer-se um prognóstico quanto ao futuro, isto é, saber se o doente recuperará a cem por cento ou se ficará com sequelas deste acidente que o poderão condicionar na sua vida futura", explica o referido médico.
José Luis Gonçalves continua, uma semana depois, em "estado crítico", ainda em "perigo de vida" e o prognóstico é, por isso, ainda "reservado".
Entretanto, o programa "Dança com as Estrelas" prosseguiu a noite passada na TVI e Cristina Ferreira, a apresentadora, iniciou-o com palavras de grande emoção sobre o acidente sofrido pelo toureiro nos ensaios da semana passada.

Fotos D.R. e Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com