terça-feira, 6 de agosto de 2013

Nasce em Monforte o Centro Interpretativo Tauromáquico



Decorreu no passado sábado, 3 de Agosto, a assinatura do contrato programa e o arranque oficial das obras do Centro Interpretativo Tauromáquico de Monforte, obra notável da autarquia local, estrutura orientada para a dinamização, organização e valorização de actividades relacionadas com a tauromaquia, enquanto entidade representativa da cultura local, regional e nacional. Este espaço pretende ser um local inovador ao nível nacional, transmissor de cultura tauromáquica e de valores enraizados na história e na memória de uma região. A edificação deste Centro Interpretativo surge como uma necessidade evidente de aproveitar os recursos locais e dinamizá-los como uma mais valia para diferentes sectores como o turismo, a economia e a cultura.
Este local será um espaço vivo e aberto que pretende oferecer a todos os públicos uma importante diversidade de conteúdos sobre a tauromaquia, através de parcerias com outras entidades locais, regionais, nacionais e internacionais. É objectivo da Câmara que seja um espaço de exposições, debates, convívio e divulgação da cultura histórica e social do concelho de Monforte.
Neste local, o Grupo de Forcados de Monforte também terá o seu espaço para que ali possa criar a sua sede.
Usaram da palavra, além do edil de Monforte, o Engº Ricardo Carrilho e a Dra. Leonor Barradas, esta responsável pela actividade do Centro Interpretativo. A população marcou presença na abertura oficial, bem como o cavaleiro Paulo Caetano, a empresa "Toiros+" (Lúcia Loureiro e Henrique Gil), alguns campinos, forcados, aficionados e público anónimo.

Foto D.R.