quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Noite decisiva para João M. Branco hoje em Alcochete

João Maria Branco: ou vai ou racha e a aficion tem os olhos postos nele
esta noite em Alcochete!
Presença de Botero esta noite em Alcochete pode ser extremamente incómoda
para a afirmação necessária de João M. Branco...

Miguel Alvarenga - A aficion tem esta noite os olhos postos em João Maria Branco, que vai alternar, a partir das 22h15, na última corrida da Feira de Alcochete, com os Maestros João Moura e Rui Salvador e ainda com o jovem colombiano Jacobo Botero (que lidará um toiro) frente a um curro de Condessa de Sobral (ganadaria que hoje é propriedade de espanhóis, mas mantém a antiga designação).
Eu fui desde a primeira hora e continuo a ser um dos que acreditam nas potencialidades de João Maria Branco e dos que acreditam também que o jovem cavaleiro de Estremoz pode - e tem qualidades para - ser uma Figura do futuro.
A verdade é que, depois da triunfal alternativa este ano em Lisboa, o propagado futuro ás ainda não confirmou, como devia e todos queríamos, a conquista do lugar ao sol por que se vem batendo. Nas últimas actuações, andou algo aquém do que se previa - não desiludiu, nem defraudou, mas também não confirmou aquele passo em frente que era desejado.
Hoje à noite em Alcochete, João Maria Branco tem a tremenda responsabilidade e decisiva oportunidade de nos dizer se vai ou se racha. Está "entalado" entre dois monstros do toureio equestre nacional, os Maestros Moura e Salvador; e entre Jacobo Botero, o "menino-bonito" da Colômbia que veio para Portugal, se estabeleceu na casa de Rui Fernandes e se está a revelar um verdadeiro caso no mundo da tauromaquia.
Para João Maria Branco, se um deslize ao lado de dois veteranos experientes como Moura e Salvador se entende e se aceita, o mesmo já não de pode dizer da "competição" que vai travar, ainda que indirectamente, com o jovem Botero - que pode revelar-se um alternante muitíssimo incómodo para a necessária afirmação do jovem cavaleiro de Estremoz.
A noite de hoje vai ser de extrema importância para a carreira de Branco - e acontece precisamente oito dias antes de outra decisiva "prova de fogo". Na próxima quinta-feira, dia 22, ele vai estar no Campo Pequeno, na mediática Corrida TV, em competição com dois "leões": João Moura Caetano e João Telles Jr.
Força, João Maria!

Fotos M. Alvarenga, Emílio de Jesus e D.R./cortesia "Toiros & Tauromaquia"