sábado, 10 de agosto de 2013

Palha "balda-se" a Alcochete: por um toiro... ou por uma corrida em Espanha?...

Este é o toiro de Dias Coutinho que manhã sairá em quinto lugar no Concurso de
Ganadarias em Alcochete. Palha alegou que foi por "não concordância" com este
animal que se "baldou" à corrida... Mas "não concordância" com o quê? Com o
peso do toiro, com a idade do toiro, com o nome do toiro, com o dono do toiro,
com os cornos do toiro, com a côr do toiro, com o quê, afinal?...
Rafael Vilhais e Francisco Palha: o cavaleiro estava anunciado para amanhã, dia 11,
às 18 horas em Alcochete e à mesma hora (19 em Espanha) em San Lorenzo
del Escorial, às portas de Madrid, onde vai actuar. Há dois Franciscos Palhas
ou o que vai a Espanha não podia mesmo estar em Alcochete?...


Comunicado para cá, comunicado para lá, a empresa "Toiros & Tauromaquia", de António Manuel Cardoso "Nené", deu a conhecer que o cavaleiro Francisco Palhanão actuará amanhã, domingo, 11 de Agosto (cartaz à direita) na corrida de abertura da tradicional Feira de Alcochete, por ocasião das não menos tradicionais Festas do Barrete Verde e das Salinas.
O primeiro cartel do ciclo, que estava super-atractivo, incluía, além de Palha, os cavaleiros João Telles Jr. e Miguel Moura (que se mantêm no elenco) no 31º Concurso de Ganadarias Associadas, bem como os Forcados de Alcochete a pegar em solitário.
A empresa foi informada, através de uma comunicação escrita assinada por Rafael Vilhais (representante de Francisco Palha) enviada às 23 horas de quinta-feira passada, de que o cavaleiro não viria assumir o seu compromisso, devido a "não concordância com uma ganadaria que lhe competia lidar", a de João Dias Coutinho. Tratando-se de um concurso de ganadarias, não existe sorteio - os toiros saem por ordem de antiguidade. O de Dias Coutinho é o quinto toiro da corrida de amanhã e caberia em sorte a Francisco Palha, como segundo do seu lote.
A empresa "Toiros & Tauromaquia" (a mais antiga do país e, acima de tudo, uma empresa prestigiada e séria) lamentou, no seu comunicado, que "no século XXI estejam a suceder acontecimentos desta ordem de falta de responsabilidade para com as Empresas Tauromáquicas e o Público".
Mais tarde, o empresário António Manuel Cardoso enviou novo comunicado à imprensa, desta vez em parceria com Carlos Santos, seu sócio no apoderamento do cavaleiro Mateus Prieto, informando que seria este o substituto de Palha na corrida de amanhã à tarde em Alcochete e justificando a sua inclusão no cartel pelos êxitos da alternativa em Santarém e do último fim-de-semana na Nazaré e na Figueira da Foz.
O cartel da primeira corrida de Alcochete fica assim composto por João Telles, Mateus Prieto e Miguel Moura e pelos Forcados Amadores de Alcochete.
Mas no meio desta celeuma toda, ainda ninguém se deu ao trabalho de verificar que o cavaleiro Francisco Palha estava há muito anunciado para também amanhã e à mesmíssima hora tourear em Espanha, na praça de San Lorenzo del Escorial (cartaz à esquerda), mesmo às portas de Madrid - onde vai estar presente.
Perguntar não ofende: terá sido o toiro de Dias Coutinho ou a corrida de Espanha que o levaram a "baldar-se" a Alcochete? É que, ainda por cima, a empresa "Toiros & Tauromaquia" esclarece no seu comunicado que Palha foi, através do seu representante Rafael Vilhais, o primeiro dos três cavaleiros a ser contratado para esta corrida de amanhã em Alcochete - o que indicia, à partida, que ele teria, desde a primeira hora, conhecimento de que o toiro de Dias Coutinho era um dos que lhe tocariam... só se lembrou disso na passada quinta-feira, quase um mês depois de já estar anunciado para San Lorenzo del Escorial?....
Expliquem-se melhor, se fizerem a fineza!

Fotos Florindo Piteira/cortesia "Toiros & Tauromquia" e Ana do Valle