segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Pega "à Salvação Barreto" emocionou ontem o público na Malveira

O toiro fez o "pino" rodando sobre o valente forcado Daniel Batalha, que nunca
saíu da cara. Um momento de particular emoção captado por Fernando Clemente
e, em baixo, a sequência da pega "à Salvação Barreto"


Daniel Batalha, valente forcado dos Amadores de Lisboa, foi ontem na Malveira autor de uma memorável pega ao melhor estilo do saudoso fundador do grupo, Nuno Salvação Barreto - momento de enorme emoção e que levantou das bancadas o público em verdadeira explosão de euforia e entusiasmo.
Aconteceu ao quinto toiro da tarde, um bravo exemplar da ganadaria Oliveiras Irmãos (agora propriedade de João Folque, também dono da célebre ganadaria Palha) que havia sido brilhantemente lidado pelo cavaleiro Marcelo Mendes - e que no final motivou a segunda chamada à arena do maioral Joaquim Carlos.
O grupo esperou atrás do burladero e Daniel Batalha citou sózinho no centro da arena, recuando com perfeita técnica e destemida ousadia, aguentando a alegre investida do toiro e fechando-se depois com braços de ferro. O toiro levou-o até junto das tábuas e no momento em que os restantes elementos do grupo acudiam, fez um "pino" rodando sobre o forcado que, no solo, voltou a aguentar que nem um herói, sendo depois muito justamente ovacionado na triunfal volta à arena com Marcelo e o maioral da ganadaria, recebendo ainda ovação especial quando se dirigia à trincheira (fotos de cima e ao lado).
A corrida de ontem na Malveira registou cerca de meia casa e foi uma emotiva tarde de toiros com triunfo da ganadaria Oliveiras e dos três cavaleiros da região - Brito Paes, Marcelo Mendes e David Gomes - que "guerrearam" em forte competição e repartiram entre si os sucessos de uma agradável tarde de toiros. Pegas rijas dos forcados de Lisboa e dos açoreanos da Tertúlia Tauromáquica Terceirense. A corrida foi bem dirigida por Tiago Tavares, assessorado pelo médico veterinário Dr. Jorge Moreira da Silva. Um êxito com organização séria de José Luis Gomes - de que ainda hoje publicaremos desenvolvida reportagem. A não perder.

Fotos M. Alvarenga