sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Praça de Estremoz reabre esta noite sob o signo da polémica

Antes...

... e depois



A praça de Estremoz reabre hoje ao público com uma corrida nocturna que terá a participação de sete cavaleiros: os cinco abrangidos pelas "exclusivas" da empresa que dá o espectáculo ("Campo e Praça") - e que são António R. Telles, João Salgueiro, Rui Fernandes, Vitor Ribeiro e João R. Telles - e ainda Moura Caetano e João Maria Branco. Pegam os forcados de Montemor e de Monforte e lidam-se toiros da prestigiada ganadaria Pinto Barreiros.
A polémica em Estremoz continua no entanto, dada a ausência do mais emblemático cavaleiro da terra, o Maestro José Maldonado Cortes e de seu filho, o também cavaleiro de alternativa Francisco Cortes.
O tema é manchete da edição de ontem do "Jornal de Estremoz" (ao lado), apesar de a empresa, depois das críticas que se seguiram ao anúncio do cartel de reinauguração, ter vindo a público "emendar o soneto" e dar conta de que a Dinastia Cortes participará numa segunda corrida a realizar ainda este ano e onde se prestará homenagem ao Maestro José Maldonado Cortes pelo 50º aniversário da sua alternativa.
"Uma efeméride apagava a outra se as temos assinalado juntas", explicou o empresário António Manuel Barata Gomes, justificando assim a não inclusão da Dinastia Cortes na corrida de reabertura da praça.
Mesmo assim, em Estremoz, a polémica continua a dar que falar...

Fotos D.R.