sábado, 17 de agosto de 2013

Rouxinol e Forcados de Montemor enfrentam hoje na Arruda um toiro da mítica ganadaria Miura

Luis Rouxinol toureia hoje um Miura na nocturna da Arruda dos Vinhos 
"Manolete" foi morto por um toiro de Miura em 1947 em Linares
O valentes Forcados de Montemor pegam esta noite um Miura na Arruda



Luis Rouxinol enfrenta esta noite na praça da Arruda dos Vinhos um toiro da mítica e temida ganadaria espanhola de Miura no 16º Concurso de Ganadarias na segunda e última corrida da Feira Taurina por ocasião das Festas em Honra de Nossa Senhora da Salvação. O toiro de Miura será pegado pelos valentes Forcados Amadores de Montemor.
No Concurso desta noite na Arruda disputam os prémios "bravura" e "apresentação" toiros das ganadarias portuguesas Palha, Oliveiras Irmãos e Murteira Grave e das espanholas de Miura, Victorino Martín e Cebada Gago.
A ganadaria Miura é a mais famosa do mundo taurino, não apenas pelas características únicas dos toiros, mas sobretudo pelas vítimas mortais que causou nas arenas, sendo o mais célebre o matador Manuel Rodríguez "Manolete", morto pelo toiro "Islero" na praça de Linares (Espanha) em 28 de Agosto de 1947.
Já anteriormente, em 20 de Abril de 1862, José Rodríguez Pepepe, tio-avô de "Manolete", morrera na praça de Madrid vítima de cornada de um toiro Miura.
Posteriormente, morreram feridos por toiros da ganadaria Miura os toureiros Mariano Canet (23 de Maio de 1875 em Madrid); Manuel García "El Esparteto" (27 de Maio de 1894 também em Madrid); Domingo del Campo Dominguín (Barcelona, 7 de Outubro de 1900); Fausto Posada (Sanlúcar de Barrameda, 18 de Agosto de 1907); Emílio Moreno (San Sebastián, 15 de Agosto de 1921); e Pedro Carreño (Écija, Sevilha, 21 de Maio de 1929).
Mortes trágicas que adensaram ao longo dos anos o "terror" em volta dos toiros de Miura - e hoje vamos ver um na arena da Arruda dos Vinhos!

Fotos Emílio de Jesus, D.R. e Fernando José