segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Toureio a pé: glória lusa além-fronteiras

Triunfo de Portugal: Paco Velásquez declarado triunfador absoluto do ciclo
de novilhadas em San Luis Potosi, no México
Diogo Peseiro entusiasmou 8 mil pessoas em Málaga

Enquanto cá pela santa terrinha se vai discutindo o sexo dos anjos e se vão vivendo polémicas em torno de troféus mais ou menos merecidos e outros mais ou menos encomendados nas touradas ditas à portuguesa, lá por fora, jovens toureiros continuam a provar que o toureio a pé não morreu entre nós e que, afinal, ainda tem que ser louvado e levado em conta. Que saudades das corridas mistas semanais que o grande Manuel dos Santos organizava em Lisboa e nas suas outras praças...
Depois do magnífico triunfo de Manuel Dias Gomes em Alfaro (Espanha), onde no sábado cortou duas orelhas, saíu em ombros e se sagrou triunfador máximo, também o jovem Diogo Peseiro, aluno da Academia do Campo Pequeno, teve brilhante e importante actuação na praça espanhola de Málaga, a carismática La Malagueta, onde deixou enorme ambiente entre as cerca de 8 mil pessoas que assistiram à novilhada.
E do outro lado do Atlântico, em San Luis Potosi, no México, o novilheiro Paco Velásquez elevou bem alto a Bandeira Portuguesa, cortando uma orelha no seu primeiro toiro e duas no segundo, sendo declarado triunfador absoluto do ciclo de novilhadas ali efectuado este ano.
Factos concretos que provam e reafirmam que o toureio a pé ainda tem valores nacionais!

Fotos D.R./GI Paco Velásquez e H. Frederico