sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Toureiro ainda em perigo de vida: drama de José L. Gonçalves hoje em revistas








A dramática situação em que se encontra o antigo matador de toiros e actual professor da Academia de Toureio do Campo Pequeno, José Luis Gonçalves, é hoje tema de capa em algumas revistas, casos da "Nova Gente" e da "TVmais", bem como do jornal "Correio da Manhã", que noticia que o toureio é ainda hoje submetido a um novo e decisivo exame - uma TAC - para reavaliar o seu estado, depois de há dois dias ter sido sujeito a uma nova e delicada intervenção cirúrgica no Hospital de Santa Maria, onde lhe foi retirada parte do crânio.
Apesar das muitas e fortes pressões que têm sido feitas junto do hospital, procurando "minimizar" ao máximo a "situação crítica" em que o famoso toureiro se encontra, não apenas por se tratar de uma figura pública, mas e muito especialmente pelas "gravíssimas responsabilidades" que o acidente acarreta para a Endemol, produtora do concurso "Dança com as Estrelas" (onde José Luis sofreu o acidente), a verdade é que, segundo o "Farpas" apurou, a situação clínica do toureiro é "muito grave", continua a "inspirar cuidados" e José Luis Gonçalves permanece "em perigo de vida". A revista "TVmais" é a única publicação a referir essa verdade na capa da sua edição de hoje.
O toureiro continua em estado de coma induzido (provocado) e continua também ventilado (ligado à máquina), o que, só por si, é, segundo um conceituado neurologista, "significativo da gravidade da situação".
Por se tratar de "um homem forte, que não fuma e não bebe e que mantinha uma forte preparação física", é muito provável que José Luis Gonçalves consiga "vencer esta dura batalha" e recuperar, mas, segundo o mesmo médico, "já será pouco provável que não fique com sequelas de todo este processo", isto é, "pode não ficar a cem por cento".
José Luis Gonçalves, nascido em Luanda, pai de um jovem de 17 anos, Miguel Gonçalves, que é apontado também como uma "futura estrela do toureio", manifestara nos dias anteriores à estreia do programa "Dança com as Estrelas" (domingo, na TVI) alguma "relutância" em participar. "É um homem extremamente simples e pouco dado a esses estrelatos mediáticos", refere um amigo íntimo do diestro. José Luis acabou por ser "convencido e incentivado" por muitos amigos a entrar no programa.
Foi durante os ensaios, na tarde do domingo, nos estúdios da Endemol na Venda do Pinheiro, que José Luis Gonçalves sofreu o grave acidente, ao cair de uma escadas do cenário por onde deveriam à noite entrar os concorrentes e onde não tinha sido ainda colocado o corrimão. O toureiro terá ficado "ofuscado" com as luzes dos holofotes e colocou um pé em falso, caindo desamparado e de cabeça de uma altura de mais de dois metros. Ficou logo inconsciente e a sangrar abundantemente da boca, do nariz e das orelhas - o que indicia a existência de "gravíssimas fracturas". José Luis Gonçalves foi socorrido por paramédicos nos própios estúdios e depois pelos profissionais do INEM, que o transportaram de imediato a Santa Maria, onde ainda na madrugada de domingo foi, pela primeira vez, operado à cabeça.
Desde anteontem que o Hospital de Santa Maria não emite um "boletim clínico" sobre o estado do antigo matador de toiros - o que, à partida, não é interpretado como bom presságio.
Ontem, na Igreja de São João de Deus, foi de grande emoção o clima que se viveu durante a missa mandada celebrar pela Tertúlia Tauromáquica da pastelaria "A Mexicana", pelas melhores de José Luis Gonçalves - com a presença de muitos amigos, toureiros e aficionados. À noite, na corrida do Campo Pequeno, os alunos da Academia de Toureio da primeira praça do país prestaram significativa e emotiva homenagem ao seu mestre e "torceram" pela sua recuperação.
Nas redes sociais e em especial no "Facebook", multiplicam-se as mensagens de apoio e solidariedade para com o toureiro.
Também nós, aqui no "Farpas", continuamos a rezar para que este drama termine depressa e José Luis regresse em força - e o melhor possível - ao nosso convívio. Deus o ajude!

Fotos D.R.