terça-feira, 13 de agosto de 2013

Vila Franca rendeu homenagem à memória de José Falcão



O Clube Taurino Vilafranquense rendeu domingo passado significativa homenagem à memória de José Falcão, o único matador de toiros português vítima de cornada mortal numa arena em Agosto de 1974.
José Falcão, ao tempo o mais internacional dos diestros lusos, a cumprir gloriosa carreira em Espanha, onde aliás residia e casara (em Salamanca), morreu a 11 de Agosto de 1974 vítima de cornada na Monumental de Barcelona, infringida pelo toiro "Cuchareto" da ganadaria de Hoyo de la Gitana.
O valoroso toureiro está sepultado no cemitério de Vila Franca de Xira, a cujo mausoléu acorreram no passado domingo muitos aficionados que responderam à chamada do dinâmico Clube Taurino local e desta feita prestaram homenagem à memória do famoso toureiro no dia em que se cumpria o 39º aniversário da sua morte. Presentes, entre outros, o matador Armando Soares e Osvaldo Falcão, irmão do malogrado matador vilafranquense.
Na foto ao lado, José Falcão fotografado pelo Comandante João Alvarenga na tarde de 4 de Agosto de 1974 na praça da Figueira da Foz, onde toureou mano-a-mano com Ricardo Chibanga. Oito dias antes da trágica colhida em Barcelona, esta foi a última corrida de Falcão em Portugal. Um mês antes, estoqueara um toiro no Campo Pequeno, na Corrida TV, onde actuara mano-a-mano com Amadeu dos Anjos.

Fotos Ricardo Relvas e João C. Alvarenga