terça-feira, 24 de setembro de 2013

Próximo sábado: Coruche rende homenagem ao Maestro Manuel Badajoz



A empresa "Campo e Praça" promove no próximo sábado, dia 28, na praça de toiros de Coruche, uma corrida de homenagem ao Maestro Manuel Badajoz, figura incontornável do toureio nacional, bandarilheiro que integrou com José Tinoca e o saudoso Manuel Barreto a célebre "Quadrilha-Maravilha" de Manuel dos Santos.
Manuel Pereira Cipriano (82 anos), estreou-se nas arenas em 1952 e há 60 anos tomou a alternativa na praça da Moita. Com seu irmão António dirigiu ao longo de muitos anos a famosa Escola de Toureio de Coruche de onde sairam algumas das maiores figuras do nosso toureio a pé, como José Simões, Óscar Rosmano e José Falcão, Vitor Mendes e "Parreirita Cigano" e muitos mais. Como valoroso bandarilheiro, integrou durante muitos anos as quadrilhas de algumas das nossas maiores figuras, como Luis Miguel da Veiga, José João Zoio e, por fim, João Salgueiro, entre muitos outros.
No próximo sábado, assinalando o 60º aniversário da sua alternativa, a aficion de Coruche presta-lhe a merecida homenagem numa corrida em que vão actuar os cavaleiros Vitor Ribeiro, Ana Batista, Gilberto Filipe, Paulo Jorge Santos, Manuel Telles Bastos e Duarte Pinto frente a toiros de David R. Telles. Pegam os grupos de forcados de Montemor e de Coruche.
Na foto, o Maestro Manuel Badajoz (à direita) com o empresário António Cutileiro Paes de Sousa no ano passado na praça de Coruche.

Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com