segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Eram, realmente, outros tempos...




Miguel Alvarenga - Tive no sábado a honra de partilhar, com a Ana, momentos únicos com um Mestre do toureio a cavalo, Luis Miguel da Veiga (e sua Mulher, Luísa) no jantar de aniversário do nosso querido amigo Manuel Andrade Guerra.
Não é todos os dias ou todas as noites que se tem uma honra destas e apesar da Amizade que nos une há muitos anos - e das saudades imensas que tenho sempre de seu irmão Pedrinho - não é frequente, infelizmente (porque se aprende, ouvindo-o) termos encontros como este.
Aos 64 anos de idade, o Príncipe de Montemor mantém acesa a chama de outros tempos. É um prazer ouvi-lo falar de toiros, ouvi-lo recordar aqueles tempos outros, aquela maneira distinta de estar e viver a Festa com senhorial e distinta marcação.
Luis Miguel é um dos últimos grandes Senhores da nossa Tauromaquia. O eterno rival de José Mestre Batista (passaram tantos anos e nunca mais houve uma parelha assim!) toureou pela última vez - melhor dizendo, deu a sua última grande lição! - na festa organizada por La Féria para reinaugurar a praça do Campo Pequeno.
Hoje, continua a montar todos os dias e acompanha tudo o que tenha a ver com toiros e cavalos com a mesma intensidade e a mesma alegria de sempre.
Quando o jantar acabou e regressava a casa, vinha a pensar como é diferente o panorama taurino de hoje e aquele em que o Mestre era ídolo das multidões. Eram, realmente, outros tempos. E a verdade é que já não existem Toureiros assim.

Fotos Marques Valentim, M. Alvarenga e D.R.