sexta-feira, 29 de novembro de 2013

"Gambrinus": tragédia em restaurante de luxo



Manuel Mota Sousa (foto de cima), uma das caras mais conhecidas e mais emblemáticas da Baixa Lisboeta, desde os 17 anos atrás do balcão da famosa casa "Ginjinha Sem Rival" (foto ao lado), na Rua das Portas de Santo Antão (vulgarmente conhecida como a Rua do Coliseu), morreu na madrugada de ontem, engasgado, quando comia um prego no "Gambrinus", um dos mais luxuosos restaurantes da capital, frequentado desde sempre por grandes figuras do meio tauromáquico.
Os empregados do restaurante ainda tentaram reanimar Manuel Sousa, de 63 anos, até à chegada do INEM, mas já nada foi possível fazer para o salvar.
Fátima Rato, médica do INEM, explicou ao "Correio da Manhã" que "se a comida foi mal mastigada ou se a pessoa se rir enquanto come, os alimentos vão para o canal errado, entram nas vias respiratórias em vez de seguirem para o esófago" e acrescentou que uma pessoa pode sufocar com alimentos "porque faz uma aspiração da comida, os alimentos vão atrás do ar e grandes pedaços de comida ficam entalados na garganta". Para evitar tais situações, previne e médica, há que "comer com calma, não falar enquanto se come e evitar ingerir pedaços grandes".
Segundo o "CM", nos últimos três anos morreram em Portugal 216 pessoas engasgadas com alimentos, referindo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Só em 2012, registaram-se 75 óbitos por inalação e ingestão de alimentos que provocaram asfixia às vítimas, representando este número um acréscimo de 22 mortes em relação a 2010 (53).
O funeral de Manuel Mota Sousa realiza-se amanhã em Ponte da Barca (Minho).

Fotos D.R.