quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Augusto Gomes Júnior cumpre amanhã 100 anos de vida

Toureando em 1946 em Madrid
A última faena em Mourão no ano de 1999
Augusto Gomes Júnior com Francisco Morgado quando em 2003 recebeu
o galardão "Farpas" em homenagem à sua importante trajectória; na foto de baixo,
na Ilha Terceira, Açores, com seu filho e seus netos Gonçalo Maria e Manuel

O Maestro Augusto Gomes Júnior cumpre amanhã, dia 19, o seu 100º aniversário natalício.
Foi o primeiro português a tourear em Espanha vestido de luces, o que aconteceu em 1942 em Pamplona.
Seguiu-se uma trajectória de sucesso e caminhava para se tornar o primeiro matador de toiros nacional quando uma violenta cornada em Tafalla o impediu de registar esse importante palmarés na sua história.
Diamantino Vizeu tornava-se assim o primeiro, tomando a alternativa em 1947, a 23 de Março, em Barcelona. Augusto Gomes foi o segundo, tornando-se matador cinco meses mais tarde, a 10 de Agosto, em Constantina de la Sierra (Sevilha), apadrinhado pelo histórico António Bienvenida, com o testemunho de "El Choni", frente a toiros de Natera. Em 1951 renunciou à alternativa e tornou-se bandarilheiro, alcançando invejável notoriedade não apenas pelas suas capacidades artísticas, mas também pelo seu inigualável perfil humano. Foi também professor na desaparecida escola de toureio "Arena". Como bandarilheiro, integrou durante alguns anos a quadrilha do saudoso José Mestre Batista. Anos mais tarde, retirado das lides, foi ainda competente director de corrida.
Augusto Gomes Júnior, que amanhã atinge a bonita idade de 100 anos, é pai do antigo cabo dos Forcados de Lisboa, José Luis Gomes e Avô do actual cabo, Pedro Maria Gomes, do antigo forcado Gonçalo Maria Gomes e do novilheiro Manuel Dias Gomes.

Fotos D.R.