terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Quando Peter O'toole foi aos toiros ao Campo Pequeno



Uma imagem histórica (foto de cima) que retrata a presença na contra-barreira da antiga praça de toiros do Campo Pequeno (antes das obras), na década de 90, do famosíssimo actor irlandês Peter O'toole, celebrizado por ter dado corpo a Lawrence da Arábia (foto ao lado) e que sábado faleceu, aos 81 anos, não resistindo a um cancro no estômago.
Considerado um dos melhores actores da sua geração, Peter O'toole esteve oito vezes nomeado para o Óscar de melhor actor, mas nunca o ganhou, o que constitui um estranho recorde em Hollywood, acabando por receber em 2003 um Óscar Honorário para distinguir a sua carreira exemplar.
Na altura da foto que hoje damos à estampa, Peter O'toole encontrava-se em Portugal e assistiu no Campo Pequeno a uma corrida de toiros na tradicional (ao tempo) data de Domingo de Páscoa. Vibrou sobretudo com a arte e o arrojo dos forcados. Na foto, visível também, à direita, embora encoberto pelo pilar, o saudoso crítico tauromáquico Américo Saraiva Mendes. O cavaleiro Francisco Cortes, que nesta tarde fazia a sua estreia na arena do Campo Pequeno, brindou a lide do seu primeiro toiro ao famoso actor agora falecido.

Fotos M. Alvarenga e D.R.