terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Luc Jalabert: o primeiro francês a receber a alternativa de cavaleiro tauromáquico

Manuel Gonçalves acabara de regressar de França e tomava pela primeira vez as
rédeas da praça de toiros do Campo Pequeno. Anunciava a "Corrida das Três
Nações"
e consagrava o primeiro cavaleiro tauromáquico francês, que nessa noite
de Setembro de 1980 foi apadrinhado pelo saudoso José Mestre Batista



Porque Recordar é Viver, vale a pena lembrar aos mais novos: em 4 de Setembro de 1980 (já lá vão 34 anos), Luc Jalabert foi o primeiro cidadão francês a receber a alternativa de cavaleiro tauromáquico.
A cerimónia ocorreu na praça de toiros do Campo Pequeno e o padrinho foi o saudoso José Mestre Batista. Tourearam a pé os matadores Francisco Ruiz Miguel (espanhol) e Vitor Mendes e pegaram os Forcados Amadores de Lisboa, comandados pelo também sempre lembrado Nuno Salvação Barreto. Lidaram-se oito toiros da ganadaria Grave.
Uma barreira nos sectores de eleição - 1, 2 e 7 - custava 400 escudos (2 euros) e havia bilhetes a 200 escudos (1 euro) pra as galerias de 2ª ordem.
O organizador desta corrida - anunciada como a "das três nações" - foi o também saudoso empresário Manuel Gonçalves, que geria pela primeira vez a praça do Campo Pequeno depois de ter estado muitos anos como empresário taurino em França, depois de ter regressado de Moçambique, onde também durante longos anos foi empresário taurino e não só.
Luc Jalabert passou a tourear sempre de casaca e tricórnio, à portuguesa, ao contrário de outros cavaleiros franceses que toureavam trajados à espanhola (foto da esquerda). A sua carreira não foi muito longa. Hoje, o antigo cavaleiro (foto da direita) é um dos mais prestigiados empresários taurinos franceses, além de ganadeiro e é pai do matador de toiros Juan Bautista.

Fotos D.R. e M. Alvarenga