terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Quando Almeirim marcava a abertura da temporada...




Durante muitos e muitos anos, a tradição mandava que a inauguração oficial da temporada tauromáquica em Portugal ocorresse na praça do Campo Pequeno na tarde de Domingo de Páscoa... e era sempre praça cheia!
Em meados da década de 70, a primeira corrida do ano (sempre com cartéis fortíssimos, como aqueles que hoje aqui relembramos) passou a ter por palco a praça de toiros de Almeirim, ao tempo gerida por uma comissão da Santa Casa da Misericórdia (sua proprietária) liderada pelo então forcado e conhecido médico ortopedista Dr. Carlos Oliveira Ferreira e por Manuel João Maurício (Toquinhas).
Nos finais dos anos 70 e início dos 80, o público esperava ansioso pelo final de Março, princípio de Abril, para assistir ao "corridão" que esta dupla nos apresentava e onde participavam sempre os grandes nomes do toureio a cavalo da época - como o documentam os programas que hoje fomos encontrar no nosso baú de memórias taurinas.
Depois, os tempos mudaram e as vontades também. Nos últimos anos, a abertura oficial da temporada deixou de ser no Campo Pequeno e também nunca mais foi em Almeirim (porquê?...). Agora, ocorre a 1 de Fevereiro (próximo sábado) com um festival taurino na praça alentejana de Mourão. Lisboa perdeu a tradição de abrir a época pela Páscoa e Almeirim perdeu carisma e prestígio com o passar dos anos...
É pena... mas como Recordar é Viver, convém sempre não esquecer os tempos áureos da Tauromaquia em Portugal!

Fotos D.R.