quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Campo Pequeno, os anos de ouro: a estreia do "Espontâneo do Zip-Zip"

Manuel Valente, o "Espontâneo do Zip-Zip" (à direita) com Paco Duarte
e Miguel Alvarenga, há dois anos na Golegã
Carlos Cruz, Raúl Solnado e Fialho Gouveia celebrizaram Manuel Valente depois de
o terem entrevistado na RTP no programa "Zip-Zip"



Manuel Valente saltou um dia de "espontâneo" na praça do Campo Pequeno a um toiro do famoso matador espanhol Francisco Rivera "Paquirri" - que lhe permitiu dar uns lances de muleta, antes de ser retirado da arena e detido pela PSP. O caso deu brado e o jovem candidato a toureiro foi entrevistado no célebre programa "Zip-Zip" por Carlos Cruz, Raúl Solnado e Fialho Gouveia, passando a ser conhecido como o "Espontâneo do Zip-Zip".
Manuel dos Santos, ao tempo empresário do Campo Pequeno, deu-lhe uma oportunidade e a estreia de Manuel Valente ocorreu na noite de 25 de Junho de 1970, tendo actuado mano-a-mano com o desconcertante diestro espanhol Blás Romero "El Platanito", completando o cartel os cavaleiros Fernando Andrade Salgueiro e José Luis Sommer de Andrade e o grupo de forcados do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, comandado por António Luis Penetra, pertencendo os toiros à ganadaria de João Gregório.
Manuel Valente era ao tempo apoderado por António Silva, o famoso taurino que descobriu e promoveu o não menos famoso "Muleta Negra" e que também foi o grande mentor de Fernando Guarany (promovendo a sua permanência durante  um mês à porta do Campo Pequeno a pedir uma oportunidade) e de Paco Duarte (levando-o à Monumental de Madrid, onde também esteve à porta a solicitar uma contratação).
Manuel Valente vive hoje na Golegã, já afastado dos meios taurinos. A sua carreira foi curta e nos últimos anos passou a bandarilheiro.

Fotos D.R.