quinta-feira, 6 de março de 2014

Campo Pequeno, 1953: a despedida de Manuel dos Santos




Continuamos a recordar os anos de ouro da Tauromaquia portuguesa e do Campo Pequeno, a nossa primeira praça.
O cartaz que hoje aqui reproduzimos diz respeito à corrida realizada em 18 de Outubro de 1953 na praça do Campo Pequeno e na qual fez a sua despedida das arenas o mais emblemático matador de toiros da nossa História, Manuel dos Santos - que em 1960 viria a reaparecer, toureando até 1972, sobretudo em festejos de beneficência, falecendo em Fevereiro de 1973 num acidente de viação, quando era já há alguns anos empresário da praça de toiros de Lisboa e de muitas outras.
Nessa tarde histórica do seu primeiro adeus às arenas, Manuel dos Santos teve por alternantes o seu primo António dos Santos e Francisco Mendes. A cavalo tourearanm Simão da Veiga e D. Francisco de Mascarenhas. Pegaram os grupos de forcados de Lisboa e de Riachos, comandados respectivamente por Nuno Salvação Barreto e Manuel Faia e lidaram-se toiros das ganadarias de João D'Assunção Coimbra e de António Vaz Monteiro, anunciando-se que os seis toiros da lide a pé seriam "lidados em pontas".
Na foto da direita, Manuel dos Santos preparando-se para sair do quarto de hotel, ajudado a vestir pelo Dr. Paulo Roidrigues, seu grande amigo e mais tarde também membro da empresa do C. Pequeno, após o seu falecimento e que era, ao tempo, o secretário particular do presidente do Conselho de  Ministros, Prof. Oliveira Salazar. À porta, vê-se José Cardal, um dos grandes pilares da empresa do Campo Pequeno.

Foto D.R.