quinta-feira, 27 de março de 2014

Rui Bento responde a aficionados no site "mundotoro"


O site espanhol "mundotoro.com" acaba de dar à estampa a participação do antigo matador de toiros Rui Bento, gestor taurino da praça do Campo Pequeno e de outras, na sua rubrica "Cerca de..." ("Perto de..."), onde responde taco-a-taco às questões que lhe foram colocadas por aficionados espanhóis e portugueses. A questão mais importante diz respeito a perguntas sobre os porquês de tão poucas corridas com toureio a pé nas praças portuguesas e nomeadamente em Lisboa, uma questão que Rui Bento já explicara em pormenor na semana passada na Conferência de Imprensa em que apresentou os primeiros cartéis da Temporada do Campo Pequeno e que hoje volta a clarificar: "Muito gostaria de poder incluir no Abono de Lisboa mais corridas mistas ou mesmo só corridas com matadores de toiros. Contudo, cada corrida mista que montamos é um prejuízo sério assegurado e não só pelos tempos difíceis que atravessamos, como pelo facto de a empresa do Campo Pequeno ser extremamente exigente nos resultados financeiros".
"Não estão reunidas, de momento, as condições para tal. Caso houvesse uma figura portuguesa de projecção internacional, poderia equacionar-se a questão noutros moldes mas, não havendo, torna-se muito difícil trilhar esse caminho. Contudo, esperamos que a médio prazo, a Academia de Toureio do Campo Pequeno comece a dar frutos (e já se vão vendo alguns), para que possamos, de novo, voltar a ter novilheiros e matadores de toiros de renome internacional para, então, podermos relançar o toureio a pé de uma forma consistente e sustentada", acrescenta Rui Bento.
O gestor taurino do Campo Pequeno informa também que "ainda contempla" a possibilidade de conseguir trazer o matador José Tomás a Lisboa e, respondendo a uma questão da aficionada espanhola Irene del Río sobre os porquês da sua actividade como empresário e apoderado, esclarece:
"Os toiros são a minha paixão. De eles dependi e continuo dependendo. Eu e a minha família. Assim, quando me despedi das arenas, tornei-me apoderado e tive a sorte de a Casa Chopera me convidar a trabalhar na administração de toureiros. Gostei, aprendi o ofício, desenvolvi as minhas competências nessas matérias e em 2006, quando se reinaugurou o Campo Pequeno, os seus administradores convidaram-me a gerir a praça, o que constituiu o maior desafio da minha vida. Em paralelo, continuo a apoderar toureiros".
Sobre a Temporada nas restantes praças que gere, Rui Bento informa que muito brevemente dará a conhecer os projectos e os cartéis.

Foto "mundotoro.com"