segunda-feira, 28 de abril de 2014

Nelson Limas: apoderado desmente onda de boatos


O cavaleiro Nelson Limas sofreu uma fractura do metatarso (pé direito) depois de na quarta-feira, já no final de um treino na ganadaria de João Dias Coutinho, quando foi "empurrado" contra a parede do tentadero - e não se sabe ainda se poderá receber a alternativa, agendada para o próximo domingo, 4 de Maio, na praça de Vila Franca de Xira.
O toureiro cigano, que esteve três anos ausente das arenas por falecimento de um irmão (e que ontem fotografámos no festival que se realizou em Samora Correia) vai esta tarde ser "reavaliado" no Hospital de Vila Franca, onde dará entrada dentro de momentos, segundo nos informou o seu apoderado, José do Carmo Reis.
"Estamos todos motivados para a alternativa e o Nelson mais que ninguém, mas só poderemos saber se pode ou não tourear depois de ser observado esta tarde", diz-nos Carmo Reis.
Nelson Limas, após o acidente, foi assistido no Hospital de Évora, onde lhe diagnosticaram a fractura do metatarso e lhe engessaram o pé. "Tenho comigo o relatório médico e segundo nos disseram os clínicos que o acudiram em Évora, uma fractura destas exige, pelo menos, seis meses de gesso, mas preferimos ouvir uma segunda opinião e ter uma segunda avaliação, o que vai acontecer esta tarde, dentro de momentos", afirma o apoderado do cavaleiro.
José do Carmo Reis desvaloriza os "boatos e os rumores que têm corrido no meio taurino", segundo os quais "isto não passa de uma encenação motivada pela recusa do cavaleiro em enfrentar os toiros imponentes da ganadaria Veiga Teixeira":
"Já me chegou isso aos ouvidos, como não podia deixar de ser, mas desminto em absoluto. O Nelson investiu em novos cavalos, preparou-se, estava super-moralizado e não se ia recusar a tourear. Ele mesmo me disse já que se não puder ser no domingo, será este ano, noutra data e em Vila Franca que receberá a alternativa e se possível com toiros da mesmíssima ganadaria".
O apoderado do cavaleiro "culpa-se a si próprio" para tentar explicar os porquês desses "boatos" e explica:
"Não tenho, de facto, grande experiência, ainda, como apoderado e gosto de andar na vida com rectidão e clareza. Logo após o acidente no tentadero de Dias Coutinho e depois de o Nelson ter sido observado no Hospital de Évora, talvez tivesse sido melhor emitir de imediato um comunicado e dar a conhecer o relatório clínico que lhe fizeram nesse mesmo dia. Não procedi assim por forma a não prejudicar a empresa 'Tauroleve', já que um dos atractivos principais da corrida de domingo em Vila Franca é, na verdade, a alternativa do Nelson. Preferimos, a conselho do empresário Ricardo Levesinho, aguardar por segunda-feira (hoje) e pela reavalição dos médicos, para só depois se tomar uma decisão e anunciá-la. Mas reconheço que se o tivesse feito antes, teria evitado toda esta onda de especulações".
"De qualquer forma - acrescenta, a terminar - esclareço que o Nelson sofreu mesmo uma lesão, não está com medo nenhum dos toiros e o seu maior desejo é poder tourear domingo em Vila Franca e cumprir o sonho de receber a alternativa. Vamos aguardar, ainda hoje haverá, certamente, notícias".

Foto M. Alvarenga