segunda-feira, 26 de maio de 2014

Exclusivo "Farpas": as primeiras fotos de João Moura no hospital

As primeiras fotos de João Moura no hospital, depois do traumatismo craniano
sofrido, em consequência da queda de um cavalo, na tarde de quinta-feira na sua
quinta em Monforte. O famoso toureiro está neste momento a fazer novos exames
e pode ter alta durante o dia de amanhã, terça-feira
O Maestro Moura e Ana de Alvarenga no hospital
No seu quarto do Hospital de Egas Moniz, ontem, com Miguel Alvarenga
Ontem, com o apoderado Abel Correia e Manuel João Carreira, cuja nova ganadaria
João Moura estreará em Julho na Barquinha


Exclusivo "Farpas" - As primeiras fotos de João Moura no seu quarto do Hospital de Egas Moniz, onde está internado desde a madrugada de sexta-feira no Serviço de Neurocirurgia, depois do acidente que sofreu na tarde de quinta-feira (queda de um cavalo) na Quinta de Santo António, em Monforte.
O famoso cavaleiro, primeiríssima Figura do toureio equestre mundial, esteve largos minutos inconsciente e foi assistido no local pelos médicos da Viatura de Emergência Médica e Reanimação de Portalegre e também pelo INEM e pelos Bombeiros de Monforte.
Inicialmente assistido e examinado no Hospital Distrital de Portalegre, onde após uma TAC lhe diagnosticaram um traumatismo craniano com hematoma intracraniano à esquerda (entretanto absorvido, o que afasta a possibilidade, inicialmente admitida, de uma intervenção cirúrgica à cabeça), João Moura foi transportado para Lisboa e observado pelo Dr. José Cabral, conceituado neurocirurgião e antigo forcado de Montemor, no Hospital S. Francisco Xavier - que confirmou o diagnóstico. O toureiro foi na madrugada de sexta-feira transferido para o Hospital de Egas Moniz, onde ainda se encontra internado. Será de novo examinado hoje pelo Dr. José Cabral, prevendo-se (ainda por confirmar) que possa ter alta amanhã.
João Moura tem a próxima corrida no domingo, 1 de Junho, em Almeirim, onde não se sabe ainda se pode tourear, nem tão pouco na de dia 6 em Portalegre. "Vai precisar ainda de muito repouso e só depois dos exames de hoje se avaliará o seu estado e se saberá o veredicto dos médicos quanto à data possível da sua reaparição", afirma o apoderado Abel Correia.
As primeiras fotos de João Moura no hospital atestam, para já, a boa disposição do toureiro, depois do susto e do traumatismo causado pela queda de um cavalo na sua quinta.
"Estou melhor, graças a Deus e aproveito para publicamente agradecer, através do 'Farpas', a todos os amigos, companheiros e simples aficionados que nos têm contactado, quer por telefonema para a minha Família, quer pela sua visita e que nos últimos dias se têm interessado pelo meu estado de saúde. Agradeço também ao meu amigo Dr. José Cabral, a toda a sua equipa e a todo o pessoal hospitalar, que têm sido incansáveis. Foi um grande susto, mas felizmente o pior já está passado e agora só vejo a hora de voltar a montar e a tourear" - disse-nos o Maestro João Moura, que tem estado permanentemente acompanhado por sua Mulher, Filipa Telles de Carvalho, bem como pelos filhos, João, Rita e Miguel, bem como por seu primo e actual moço de espadas, João Maria Caldeira, além de vários amigos e o seu apoderado Abel Correia.

Fotos M. Alvarenga e Ana de Alvarenga