quarta-feira, 25 de junho de 2014

Vitor Ribeiro foi o triunfador ontem na Ilha Terceira

Vitor Ribeiro com o toiro da ganadaria espanhola Partido de Resina (antigos Pablo
Romeros). Foi o grande triunfador das Sanjoaninas
Duas imagens que falam por si: praça cheia ontem na Ilha Terceira
O cavaleiro açoreano Rui Lopes com o toiro de Murteira
Grave, vencedor do troféu "apresentação" no concurso
de ontem na Monumental de Angra do Heroísmo
Jacobo Botero não foi feliz nesta sua passagem pelos Açores, mas ontem deu um
ar da sua (muita) graça no último toiro da corrida
José Vicente, dos Amadores da Tertúlia Terceirense, conquistou o prémio
para a melhor pega da tarde ontem em Angra do Heroísmo


Como já sucedera dias antes na primeira corrida das Sanjoaninas em Angra do Heroísmo (Ilha Terceira), o cavaleiro Vitor Ribeiro voltou ontem a ser o grande triunfador da segunda corrida da feira, conquistando, como esta manhã noticiámos, o troféu em disputa para a melhor lide, desta vez com o mérito adicional de ter enfrentado os dois únicos toiros que mostraram complicações numa corrida concurso de ganadarias. Vitor Ribeiro deu duas verdadeiras lições de bom toureio a cavalo, primeiro com um toiro da lendária ganadaria espanhola de Partido de Resina (ex-Pablo Romero) e depois com o exemplar da divisa de José Albino Fernandes, um toiro terciado de origem Salvador Domecq.
O concurso de ganadarias foi ganho pelas divisas de João Gaspar (cujo toiro "Guapo" ganhou o troféu "bravura" - na foto ao lado, os representantes da ganadaria no momento em que recebiam o prémio) e de Murteira Grave (troféu "apresentação" para o toiro "Atencioso"). Lidaram-se ainda, além dos já referidos, toiros de Rego Botelho e Varela Crujo.
Actuaram também os cavaleiros Rui Lopes (toureiro açoreano, que se destacou frente ao manejável toiro de Grave) e Jacobo Botero, que deu um ar da sua graça no último toiro da corrida, depois de não ter estado bem no anterior, nem na primeira corrida.
Pegaram os grupos de forcados de Coruche (pegas pelo cabo Amorim Lopes e João Peseiro), da Tertúlia Tauromáquica Terceirense (por intermédio de José Vicente, que venceu o prémio para a melhor pega; e Tomás Ortins) e do Ramo Grande (pegas por Manuel Pires e Luis Valadão, este último na única pega executada ao segundo intento). A Monumental de Ilha Terceira registou ontem uma grande enchente na tarde em que se comemorava mais um aniversário da sua inauguração.
A terceira e última corrida das Sanjoaninas, "à espanhola", realiza-se no próximo domingo, dia 29, com toiros da ganadaria local de Rego Botelho e a presença dos matadores Juan José Padilla, Miguel Ángel Perera e Juan Leal.

Fotos D.R.