sexta-feira, 26 de setembro de 2014

"Paquirri" morreu há 30 anos

"Paquirri" em Julho de 1968 na praça do Campo Pequeno, fotografado pelo então
jovem aficionado Miguel Alvarenga, de apenas 10 anos de idade...
4 de Julho de 1968 (com José Falcão) e 3 de Agosto de 1972 (com Júlio Robles):
"Paquirri" foi um dos últimos ídolos da aficion do Campo Pequeno 
Francisco Rivera "Paquirri" foi um dos toureiros mais importantes do séc. XX
O momento da cornada fatal, há 30 anos, em Pozoblanco
A caminho da enfermaria
As imagens transmitidas ao tempo pela TVE: as últimas palavras de "Paquirri" na
enfermaria da praça de Pozoblanco, acalmando tudo e todos. "Tenho duas
cornadas, doutor, uma para cima e outra para baixo, estou nas suas mãos"



Foi um dos grandes toureiros do século XX e morreu há trinta anos, vítima de cornada fatal na praça de Pozoblanco (Córdoba)- 26 de Setembro de 1984. João Moura toureara na mesma arena na véspera (cartaz à direita).
Hoje, amanhã e domingo, a Feira de Pozoblanco (cartaz à esquerda) presta tributo ao 30º aniversário da trágica morte de Francisco Rivera "Paquirri", que nos anos 60 e 70 foi um dos grandes - e últimos - ídolos da aficion do Campo Pequeno.
Na memória de todos ficam as imagens do toureiro deitado na marquesa na enfermaria da praça de Pozoblanco, perfeitamente consciente da gravidade da situação, acalmando tudo e todos, dizendo ao médico que tinha duas cornadas e que ficava nas suas mãos. "Paquirri" morreu quando era transportado de ambulância para um hospital de Córdoba. A enfermaria da praça de Pozoblanco não estava dotada para fazer face a uma cornada tão grave. Tudo mudou nas enfermarias das praças de Espanha a partir daí.
Francisco Rivera "Paquirri", pais dos também matadores de toiros já retirados Francisco Rivera Ordoñez e Cayetano Ordoñez, era ao tempo casado com a cantora Isabel Pantoja, depois de ter sido em primeiras núpcias com a filha do matador António Ordoñez, Carmen.

Fotos D.R.