segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Andrade Guerra destacou cinco cavaleiros injustiçados no almoço de Natal da Real Tertúlia D. Miguel I

Manuel Andrade Guerra durante a sua curta, mas eloquente palestra, ontem no
Restaurante "Solmar", no almoço de Natal da Real Tertúlia D. MIguel I
O almoço de Natal da Real Tertúlia foi presidido por Mestre Luis Miguel da Veiga


Manuel Andrade Guerra, presidente do Directório da Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I, lamentou ontem, durante o almoço de Natal realizado no Restaurante "Solmar", em Lisboa, as injustiças que, no seu entender, foram esta temporada cometidas em relação a cinco cavaleiros "cujo valor, já plenamente demonstrado e confirmado, impunha que toureassem mais". O antigo cronista taurino e jornalista referiu concretamente os casos dos cavaleiros Francisco Núncio, Gilberto Filipe, João Moura Caetano, Duarte Pinto e João Salgueiro da Costa, numa breve palestra subordinada ao tema "Injustiça x 5". Andrade Guerra esteve ladeado por Francisco Núncio e Fernando de Andrade Salgueiro, os únicos dos cinco "injustiçados" que marcaram presença - o primeiro, pessoalmente; o segundo, em representação de seu neto, Salgueiro da Costa.
Francisco Núncio agradeceu as palavras de Andrade Guerra e Fernando Salgueiro leu um curto depoimento de seu neto (que a seguir vamos aqui publicar). Em declarações ao "Farpas", Francisco Núncio, neto do Califa de Alcácer, Mestre João Branco Núncio e pai dos promissores cavaleiros amadores António e Francisco Núncio, explicou que toureia pouco "porque nem sempre as condições estão reunidas", deixando no entanto a mensagem de que pretende e está disponível "para tourear mais" no próximo ano.
O almoço de Natal da Real Tertúlia foi presidido pelo Sócio de Honra, Mestre Luis Miguel da Veiga e contou com as honrosas presenças de ilustres figuras do meio taurino nacional, como as do antigo director de corridas Francisco Farinha e do bandarilheiro Paco Duarte, entre outros, bem como do General Almeida Bruno.

Fotos M. Alvarenga