sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Rui Bento: homem prevenido vale por dois... ou mais!

Pelo sim, pelo não, Rui Bento precaveu-se e colocou um pé em Espanha, deixando
o outro em Portugal. Assumiu o apoderamento do matador Juan del Álamo e ainda
se prepara para abraçar novos e importantes desafios do outro lado da fronteira.
Mas o Campo Pequeno continua sendo a menina dos seus olhos...
Em Fevereiro deste ano, a aficion entrou em estado de choque com a notícia da
insolvência do Campo Pequeno. A administração garantia que o espaço iria
funcionar normalmente. E isso aconteceu. A temporada de 2014 foi a melhor desde
a reabertura da praça em 2006
Tribunal da Relação anulou em 24 de Novembro a sentença anterior do Tribunal
do Comércio que decretava a insolvência da sociedade administradora do Campo
Pequeno. Os anteriores empresários vão reassumir a gestão da primeira praça do
país e a imagem de baixo pode voltar a repetir-se: Henrique Borges com Rui Bento
e Miguel Alvarenga em 2013 no bar "Volapié" na praça de toiros de Lisboa

Homem prevenido vale por dois... ou mesmo mais! E Rui Bento preveniu-se, mal surgiram os primeiros indícios de que "qualquer coisa podia mudar no Campo Pequeno". O antigo matador de toiros, que desde a reabertura da primeira praça do país, em 2006, assumiu a gestão taurina dirigindo a secção de Actividades Tauromáquicas, repensou a sua vida e a sua estratégia durante este mês de Dezembro, não fosse o diabo tecê-las e as novidades que se previam quanto ao futuro do Campo Pequeno passarem, eventualmente, pela entrada de novos donos da concessão e pela sua substituição - o que, felizmente para todos e para a tauromaquia, não vai ocorrer.
No dia 5 de Dezembro, o dia da entrega dos troféus "Farpas" (a cuja Gala chegou atrasado), Rui Bento teve uma primeira reunião em Badajoz com o matador de toiros espanhol Juan del Álamo, uma das grandes vedetas do futuro, que o pretendia ter como apoderado num momento em que era assediado por algumas das principais casas empresariais espanholas. Nos dias que se seguiram, Rui Bento permaneceu em Espanha (onde hoje se encontra novamente) e estabeleceu outros contactos com vista a futuros desempenhos no país vizinho. Já esta semana, acabou por se confirmar a sua união profissional a Juan del Álamo. Por outras palavras, precaveu-se e deixou um pé cá e outro lá, estabelecendo sempre que prioritariamente estaria o Campo Pequeno e que os novos desafios a que se propunha em Espanha em nada afectariam a sua continuidade, se a mesma se mantivesse, à frente dos destinos taurinos da praça lisboeta.
Um artigo de opinião de Maurício Vale no último fim-de-semana no "Correio da Manhã", onde abordava "o regresso a Espanha" de Rui Bento, deu azo a más interpretações de alguns taurinos nacionais, que retiraram a conclusão de que o antigo matador regressava de vez ao país vizinho, pressupondo que estava de abalada do Campo Pequeno - mas isso não se verificou, repetimos, para bem de todos e da tauromaquia.
Já esta manhã, depois da notícia oficial dada à estampa pelo "Correio da Manhã", da decisão do Tribunal da Relação de Lisboa de anular a sentença do Tribunal do Comércio que decretava a insolvência da sociedade administradora do Campo Pequeno e que avançava com o regresso dos Borges, Rui Bento comentou ao "Farpas" a sua satisfação por esta reviravolta. "Penso que é positivo o balanço do meu trabalho com a administração anterior e com a administração judicial que esteve este ano à frente do Campo Pequeno. Todo o processo de insolvência acabou por não se sentir em termos taurinos e de temporada. Vamos prosseguir o nosso trabalho em prol da tauromaquia e do Campo Pequeno", disse.
Rui Bento está de regresso a Portugal já amanhã, sábado. Os Borges estão de regresso ao Campo Pequeno no início do ano. Tudo voltou à normalidade. Mas há que realçar a estabilidade e a dinâmica que foram mantidas ao longo deste ano pelos administradores da insolvência. Na hora do regresso dos Borges à gestão do Campo Pequeno (que saudamos), há que não esquecer e aplaudir o trabalho desempenhado este ano pela dupla de administradores da insolvência, Paula Mattamouros/João Gonçalves - que ainda ontem faziam as honras da casa, recebendo os Duques de Bragança no Campo Pequeno na Gala de Natal das Famílias Fadistas.

Fotos D.R.