sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Juan del Álamo e as jovens vedetas de Portugal, ontem, na tenta de Falé Filipe

A administradora do Campo Pequeno, Drª Paula Mattamouros Resende, protegida
do frio, entre Ana de Alvarenga e Rui Bento - ontem, na praça de tentas da
Herdade das Covas, no Redondo
Os participantes na tenta: da esquerda para a direita, Martinho Núncio, Diogo
Peseiro, Sérgio Nunes, Américo Manadas, Juan del Álamo e Diogo Malafaia
Momentos da participação do matador espanhol Juan del Álamo, ontem, na tenta
da ganadaria Falé Filipe, na Herdade das Covas, no Redondo
O ganadero Falé Filipe (à direita, na foto), com Rui Bento e Jesus Benito, que
foi durante muitos anos bandarilheiro de confiança do antigo matador português
e forma hoje com ele a equipa de apoderamento de Juan del Álamo
Diogo Peseiro deixou de ser uma promessa e é já uma  certeza. Ontem reaparecia
depois de um mês doente. Em excelente forma
Sérgio Nunes renasceu depois da cornada sofrida noutro tentadero no final do ano.
Revelou ontem evidentes progressos, muito querer e vontade. Os espanhóis
ficaram surpreendidos com as maneiras do jovem aluno da Academia do C. Pequeno
Martinho Núncio é sobrinho do cavaleiro Francisco Núncio e bisneto do Califa de
Alcácer. Vai fazer história como o único Núncio do toureio a pé. Tem plástica, tem
corte de toureiro bom e tem ambição
Miguel Alvarenga à conversa com Pedro Penedo, representante da ganadaria; e, na
foto de baixo, Juan del Álamo com a sua equipa de apoderamento, o espanhol Jesus
Benito e Rui Bento


Para o simpático ganadero Carlos Falé Filipe, a tenta de ontem não terá sido das melhores. Foram tentadas oito vacas, todas elas filhas de um semental lidado em Vila Franca pelo matador espanhol Sánchez Vara e que teve honras de volta à praça para o seu criador, mas apenas duas tiveram nota alta, sendo a última fantástica.
Em tarde de muito frio, estiveram ontem "em praça" - e aqueceram o ambiente! - o matador espanhol Juan del Álamo e os jovens toureiros da Academia do Campo Pequeno, Diogo Peseiro, Sérgio Nunes e Martinho Núncio, que foram coadjuvados pelos bandarilheiros Américo Manadas (professor da Academia) e Diogo Malafaia (que é vedor de toiros da empresa de Lisboa).
Rui Bento, gestor taurino do Campo Pequeno e novo apoderado de Juan del Álamo, marcou presença, bem como o espanhol Jesus Benito (antigo bandarilheiro de confiança de Bento e também membro da equipa de apoderamento de Juan del Álamo) e Jean-Luc Dufaut, francês, moço de espadas do matador de Salamanca.
Presente também a administradora do Campo Pequeno, Drª Paula Mattamouros Resende e ainda Miguel e Ana de Alvarenga e o conhecido apoderado Pedro Penedo, representante da ganadaria de Falé Filipe.
Foi neste restrito ambiente que decorreu ontem a tenta, ao longo da qual nos foi possível calibrar o estilo, a postura e a arte de Juan del Álamo, um toureiro de corte artístico e que promete ser um dos grandes casos da próxima temporada, depois de nos dois anos anteriores ter marcado com o corte de cinco orelhas as suas significativas passagens pela mais importante praça do mundo, a Monumental de Madrid.
Sente-se que Juan del Álamo está moralizado, preparado e placeado para os importantes desafios que vai encarar nesta temporada decisiva. A aficion de Salamanca está ávida de encontrar um novo ídolo, depois da retirada de "Niño de la Capea" e da morte prematura de Júlio Robles. E o entendido público espanhol tem este ano os olhos postos no jovem toureiro que já conquistou Madrid. Ontem no Redondo, na Herdade das Covas, Juan del Álamo deixou o seu perfume e o rasto da sua arte e da sua vontade de afirmação nesta nova página da sua ascendente carreira, em que elegeu Rui Bento como seu apoderado, quando tinha sobre a mesa as propostas de algumas das mais poderosas casas empresariais de Espanha.
Quanto aos jovens diestros da Academia de Toureio do Campo Pequeno - que ontem tinham a responsabilidade acrescida pela presença na tenta da administradora da primeira praça do país - são notórios os progressos que evidenciam. Diogo Peseiro, apesar de ter estado um mês a contas com uma super-gripe, está recuperado e novamente em forma; Sérgio Nunes renasceu depois do baptismo de sangue no final do ano na tenta de António Silva e os seus modos impressionaram ontem os que assistiram à tenta, especialmente os espanhóis que acompanhavam Juan del Álamo e que ficaram surpreendidos com as faenas do jovem diestro; Martinho Núncio aponta fortíssimas qualidades, tem plástica e bonito corte, pode ser uma grata surpresa no futuro. As prestações dos três, supervisionados pelo exigente Rui Bento, foram positivas e deixaram a confirmação da esperança: ao contrário do que alguns vaticinam, o toureio a pé tem futuro à vista em terras de Portugal.
À tenta seguiu-se um animado jantar oferecido a todos os presentes pelo ganadero Falé Filipe. Falou-se de toiros e falou-se sobretudo do Campo Pequeno, já que tínhamos à mesa a Drª Paula Mattamouros Resende - cada vez mais enraizada no mundo tauromáquico, uma confessa leitora diária do "Farpas" e, acima de tudo, uma Mulher apostada no engrandecimento da Festa, empenhada em que "o barco chegue a bom porto" e entusiasmada com a próxima temporada em Lisboa (leiam a seguir), que promete ser "ainda mais alta e melhor" que a anterior. Que foi, de facto, fantástica. E marcante.

Fotos M. Alvarenga e Ana de Alvarenga